Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Continental lança pneus com poliéster feito de garrafas recicladas

Produção está a ser feita na fábrica da Continental, em Lousado.

Continental lança pneus com poliéster feito de garrafas recicladas
Notícias ao Minuto

08:28 - 04/05/22 por Notícias ao Minuto

Auto Continental

A Continental é o primeiro fabricante de pneus a lançar a produção em série de fio de poliéster reciclado, obtido a partir de garrafas de plástico PET. O novo material de alto desempenho será utilizado em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6, EcoContact 6 e AllSeasonContact. Desta forma, o poliéster convencional é trocado pelo reciclado, sendo que cada conjunto de pneus standard de um automóvel de passageiros necessita de cerca de 40 garrafas PET recicladas.

Em setembro de 2021, a Continental revelou, pela primeira vez, a tecnologia ContiRe.Tex, desenvolvida internamente. Utiliza fio de poliéster, que é obtido a partir de garrafas PET usadas sem quaisquer etapas químicas intermédias e não recicladas. Isto torna a tecnologia mais eficiente, comparativamente com outros métodos padrão utilizados no processamento de garrafas PET em fios de poliéster de alto desempenho. 

Num processo de reciclagem especial, as garrafas são separadas e limpas mecanicamente, depois das tampas das mesmas serem removidas. Após a trituração mecânica, o PET é posteriormente transformado em granulado e finalmente em fio de poliéster.

"Utilizamos apenas materiais de alto desempenho nos nossos pneus premium. A partir de agora, vão incluir fio de poliéster a partir de garrafas PET, num processo de reciclagem particularmente eficiente. Levámos a nossa tecnologia inovadora ContiRe.Tex para a fase de produção em apenas oito meses. Estou orgulhoso. Até 2050, no máximo, queremos utilizar apenas materiais sustentáveis na nossa produção", afirmou Ferdinand Hoyos, responsável pela área de negócio mercado de substituição da Continental na Europa, Médio Oriente e África (EMEA).

Todos os pneus produzidos com tecnologia ContiRe.Tex provêm de Portugal, da fábrica da Continental em Lousado. Estes pneus são facilmente distinguidos dos demais, uma vez que na parede lateral têm um logótipo especial onde lê "Contém Material Reciclado".

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório