A suspensão tem como principal objetivo absorver o impacto do veículo com o solo, assegurando a estabilidade e conforto dos ocupantes. Suporta também o peso da carroçaria e normalmente os elementos que se destacam na suspensão são a mola e o amortecedor. Estes normalmente são compostos por uma estrutura metálica, mas o futuro pode não passar por aí.
A Rheinmetall apresentou recentemente uma suspensão feita em fibra de vidro que substitui o mecanismo convencional por uma única mola produzida nesse material.
Lembra-se do Mercedes-Benz Vision EQXX? Pois bem, este veículo capaz de percorrer 1000 km com uma única carga já tem uma suspensão em fibra de vidro, que pode oferecer várias vantagens em relação ao sistema tradicional.
A primeira de todas é o peso. Torna-se até 75% mais leve em comparação com molas de aço. Oferece também uma liberdade de design e não é corrosiva.
Além disto, a fibra de vidro é um material que já de si possui uma qualidade de amortecimento maior e é adaptável ao espaço de instalação das molas convencionais.