Meteorologia

  • 06 JULHO 2022
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 31º

Renault deixa o mercado russo com opção de recompra dos ativos

Grupo automóvel francês decidiu desfazer-se de 68% das ações da fábrica da AvtoVaz, a maior da Rússia e da Europa de Leste, e 100% das da fábrica da Avtoframos, antiga Renault Russia.

Renault deixa o mercado russo com opção de recompra dos ativos
Notícias ao Minuto

09:07 - 27/04/22 por Lusa

Auto Renault

O grupo automóvel francês Renault está a deixar o mercado russo, mas conservou o direito de recompra dos seus ativos dentro de um período de cinco a seis anos, disse hoje o ministro de Comércio e Indústria russo, Denis Manturov.

"Entre aqueles que estão a discutir connosco a sua saída (do mercado russo) está a Renault", disse Manturov à agência de notícias russa Interfax, durante uma visita a Tashkent, no Uzbequistão.

Manturov explicou que devido à falta de recursos para manter a produção, o grupo automóvel francês decidiu desfazer-se de 68% das ações da fábrica da AvtoVaz, a maior da Rússia e da Europa de Leste, e 100% das da fábrica da Avtoframos, antiga Renault Russia.

O ministro indicou ser muito provável que a estatal NAMI adquira o pacote de ações da AvtoVaz, fabricantes da Lada, numa operação que por um valor nominal de "um rublo", com opção de recompra no prazo do próximo cinco ou seis anos.

"E se fizermos investimentos nesse período, estes serão incluídos no preço. Não haverá prendas", afirmou.

Manturov acrescentou que o mesmo mecanismo de transferência com opção de recompra será usado com as ações da Avtoframos, que permanecerão sob o controlo da cidade de Moscovo, onde está localizada a fábrica, que até março passado produzia vários modelos da Renault.

"Comprar não está nos nossos planos, muito menos nacionalizar. Mas se as empresas não podem garantir o fornecimento de componentes, não podemos esperar para sempre. Seremos obrigados a buscar alternativas", alertou Manturov.

Após o início da "operação militar especial" russa na Ucrânia em 24 de fevereiro, que causou um vendaval de sanções económicas contra a Rússia, inúmeras empresas estrangeiras deixaram o país.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório