Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Lucro do AB Volvo cai 21% para 688 milhões no 1.º trimestre

O grupo sueco AB Volvo, fabricante de camiões, autocarros, e máquinas pesadas, revelou hoje que teve um lucro de 7.071 milhões de coroas (688 milhões de euros) até março, menos 21% que no mesmo período do ano anterior.

Lucro do AB Volvo cai 21% para 688 milhões no 1.º trimestre
Notícias ao Minuto

15:10 - 23/04/22 por Lusa

Auto Volvo

O resultado ficou marcado pelo encerramento dos negócios da Volvo na Rússia, devido à guerra na Ucrânia, e pelos efeitos das restrições da pandemia de covid-19 na cadeia de fornecimento, apesar do aumento das vendas e da melhoria da rentabilidade, justifica o grupo empresarial, em comunicado.

O AB Volvo, que tem ativos avaliados em cerca de 9.000 milhões de coroas suecas (cerca de 876 milhões de euros) na Rússia, fez uma provisão de 4.125 milhões de coroas (402 milhões de euros) no primeiro trimestre, adianta.

"A cadeia de abastecimento continua em situação precária, o que também causou alterações e paralisações na produção no primeiro trimestre", esclarece no comunicado sobre os resultados financeiros, lembrando que a empresa também sofreu custos adicionais devido a essa situação e que prevê que a pressão inflacionista se mantenha.

O resultado operacional, por sua vez, caiu 29% no primeiro trimestre do ano fiscal, para 8.556 milhões de coroas suecas (833 milhões de euros), face a idêntico período do ano anterior.

As vendas líquidas do AB Volvo ascenderam a 105.317 milhões de coroas (10.251 milhões de euros), o que representa um aumento de 12% na comparação com igual período do anoo precedente, lê-se no comunicado.

Leia Também: Carregar 160 km em cinco minutos? Volvo faz investimento para o futuro

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório