Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Andámos no Dacia Spring, o elétrico mais barato de Portugal

Está disponível a partir de 17.800 euros.

Notícias ao Minuto

14:04 - 21/04/22 por Ruben Valente

Auto Dacia

Quando procuramos um automóvel elétrico, a verdade é só uma. É impossível encontrar um mais barato do que o Dacia Spring. O objetivo da marca romena é esse mesmo, o de dar aos consumidores uma versão low-cost de qualquer que seja o segmento em que lançam veículos. Os elétricos não foram fugiram à regra e o Spring tem muita coisa para oferecer.

Fiz-me à estrada com o pequeno Dacia Spring Comfort Plus e facilmente me apercebi de tudo aquilo que este poderia oferecer. Se tivesse de o descrever numa palavra seria: simplicidade. E, acreditem, a simplicidade pode, por vezes, ser algo muito importante na hora de escolher um carro.

No entanto, não me quero perder em preciosismos e vamos ao que interessa. A Dacia anuncia uma autonomia de 305 km em estrada e cerca de 230 km em cidade. Não consegui chegar à fasquia dos 300, embora tenha adotado uma condução bastante preocupada, com consumos abaixo dos 10 kWh/100 km. Contudo, cerca de 270/280 km de autonomia não deixa de ser um excelente número tendo em conta o preço que se paga pelo Spring. E, basicamente, é este pensamento que temos sempre de ter em mente quando avaliamos o modelo.  Ainda sobre os consumos, importa dizer que o modo Eco pouco ajuda a que a autonomia se estenda. Pelo menos nos dias em que andei ao volante do Spring, nunca achei que fizesse diferença.

Notícias ao Minuto

Em termos de carregamento, a bateria do Spring (26,8 kWh de capacidade) pode ser carregada a um máximo de 30 kW em corrente contínua, o que perfaz um carregamento de 80% em cerca de uma hora. Se recarregarmos com recurso a corrente alternada, o tempo de espera pode ir das 4h30 (7,4 kW) até às 13 horas (2,3 kW).

Espaço, conforto e interior

Como já afirmei acima, o Dacia Spring não é um carro de grandes dimensões, longe disso. Ainda assim, posso dizer que fiquei agradavelmente surpreendido com a sua habitabilidade. 

O espaço que oferece é bastante satisfatório para um citadino e não existe, de todo, aquele sentimento de nos sentirmos 'apertados' lá dentro. Nem nos bancos dianteiros, nem traseiros. Além disto, a bagageira oferece quase 300 litros de capacidade, o que é algo generoso, tendo em conta a dimensão do Spring. Confortável no que diz respeito à posição de condução, o único reparo é o volante não ser movível. Causou-me alguma estranheza, mas é um ponto menos positivo ao qual nos habituamos rapidamente.

Notícias ao Minuto

Sem grandes luxos no habitáculo, a qualidade dos materiais não é espetacular, mas como disse acima, há que ter sempre em conta de que este carro foi feito com o objetivo de ser o elétrico mais barato do mercado.

Mudando o foco, mas continuando ainda num tema que diz respeito ao habitáculo, confesso o seguinte. Sou fã de extras quanto baste num automóvel, porque tudo o que é demais, torna-se inútil. Porém, o Dacia Spring tinha tudo aquilo que acho necessário. Sistema de infoentretenimento, possibilidade de ligar o telemóvel Android ou iPhone ao sistema, ar condicionado, vidros elétricos, fecho centralizado, cruise control, entradas USB e até câmara de marcha-atrás. 

Na estrada

Se há coisas que não esperava neste Dacia Spring era uma condução super animada e cheia de dinamismo. Não é o carro certo para tal e, portanto, as expectativas, logicamente, não iam de encontro a isso. Ainda assim, este elétrico da Dacia conseguiu colocar-me com um sorriso na cara. 

Muito simples de conduzir, fácil de nos habituarmos, e sem qualquer complicação. Se depois olharmos para os números de consumos... no ponto! Foi uma agradável experiência conduzir o Spring, a direção é boa, o ângulo de viragem também e quero aqui deixar uma palavra de apreço para o trabalho da suspensão que, em troços mais sinuosos, comprovou absorver com qualidade a maioria dos ressaltos.

Confesso ainda que me deixei levar pelos níveis de consumo (e jogo de luzes) no painel de instrumentos. Chega a ser viciante observar quanta eletricidade estamos a consumir. Talvez, por essa razão, tenha conseguido um consumo abaixo dos 10 kWh/100 km. Dificilmente o conseguiríamos noutro qualquer elétrico do mercado.

ESPECIFICAÇÕES TECNICAS

  •  

Dacia Spring Comfort Plus

MOTOR

Tipo Eléctrico síncrono de íman permanente
Potência 45 cv (33 kW) entre as 3000 e 8200 rpm
Binário 125 Nm as 500 e as 2500 rpm

TRANSMISSÃO

Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 1 vel.

CHASSIS

Suspensão FR: Pseudo McPherson TR: Eixo de torção
Travões FR: Discos ventilados; TR: Tambores
Direção Pinhão e cremalheira, assistida

DIMENSÕES E CAPACIDADES

Comp. x Larg. x Alt. 3730 mm x 1570 mm x 1510 mm
Distância entre eixos 2420 mm
Capacidade da mala 290 l
Rodas 165/70 R14
Peso 1045kg

PRESTAÇÕES E CONSUMOS

Velocidade máxima 125 km/h
0-100 km/h 19,1 segundos
Consumo misto 11,9 kWh/100 km
Emissões CO2 0 g/km

9

0-10

{{ config('app.name') }}

ANÁLISE {{ config('app.name') }}

  •  

Quando avançamos com a chave para um dos carros mais baratos do mercado, pode sempre haver algum preconceito. Contudo, o Spring conseguiu surpreender-nos muito pela positiva e o objetivo da Dacia está mais do que conseguido. Um 'low-cost' elétrico com bons e belos argumentos. Acredito que é o carro certo para pequenas voltas na cidade.

  • {{ config('app.name') }}Preço imbatível
  • {{ config('app.name') }}Habitabilidade e espaço
  • {{ config('app.name') }}Consumos
  • {{ config('app.name') }}Dentro do 'low-cost', materiais poderiam ser melhores
  • {{ config('app.name') }}Posição fixa do volante
  • {{ config('app.name') }}Modo Eco pouco útil

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório