Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Autocarro público a hidrogénio circula em Barcelona (e é português)

É o primeiro autocarro público na região e é produzido pela CaetanoBus, em Vila Nova de Gaia.

Autocarro público a hidrogénio circula em Barcelona (e é português)
Notícias ao Minuto

09:28 - 19/04/22 por Notícias ao Minuto

Auto CaetanoBus

Barcelona, capital da Catalunha, já tem a circular o seu primeiro autocarro público a hidrogénio. Este é um de oito autocarros pedidos pela empresa Transports Metropolitans de Barcelona (TMB), a maior operadora de transportes públicos na área metropolitana de Barcelona, à CaetanoBus.

Um pedido que remonta ao final do ano de 2021 e que foi financiado pelo programa europeu JIVE 2, cofinanciado pela União Europeia, que tem como objetivo promover a comercialização de autocarros a hidrogénio na Europa.

A CaetanoBus produz estes veículos - os H2.City Gold - em Vila Nova de Gaia, mas é a Iberdrola que é a responsável pela produção do hidrogénio verde que alimenta o motor elétrico deste autocarro com selo português.

O H2.City Gold estão equipados com a pilha de combustível da Toyota e vão oferecer uma autonomia superior a 400 quilómetros e uma capacidade para 94 passageiros. Os oito veículos de 3 portas, e com piso rebaixado, que foram encomendados terão tomadas de USB no compartimento de passageiros e na cabine do motorista para permitir carregar dispositivos móveis durante a viagem.

Os exemplares têm ainda um sistema de vigilância por vídeo, sistemas de monitorização por câmara para substituir os espelhos retrovisores tradicionais e um sistema de ajuda à condução, o Mobileye’s Shield Plus, para evitar situações perigosas para pedestres e ciclistas.

“Esta é a primeira vez que este tipo de energia renovável é gerada em Espanha para uso comercial e com capacidade para frotas de autocarros, razão pela qual a TMB e a Iberdrola são pioneiras na descarbonização da mobilidade urbana coletiva. O Plano Estratégico 2025 da TMB prevê a incorporação de 508 autocarros zero-emissões, dos quais 233 elétricos e 46 movidos a hidrogénio”, lê-se na nota de imprensa da CaetanoBus.

Refira-se que a TMB opera uma frota com mais de 1100 autocarros em 102 linhas diferentes.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório