Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Dacia Jogger é inseguro? As razões que explicam a única estrela obtida

O sete lugares mais barato do mercado não é um veículo inseguro, como à partida se pode pensar ao verificar a avaliação feita pelo Euro NCAP.

Notícias ao Minuto

13:26 - 14/04/22 por Ruben Valente

Auto Dacia

Comecemos pelo mais importante, o Dacia Jogger não é um automóvel inseguro. Avaliado pelo Euro NCAP com apenas uma estrela, há várias razões que explicam a pobre classificação daquele que é o veículo com sete lugares mais barato do mercado.

Com a proteção de ocupantes adultos com um valor de 70% e a proteção de ocupantes crianças nos 69%, rapidamente percebemos que ao entrar para um Dacia Jogger não estamos inseguros. Além disso, os valores dos testes de colisão foram razoáveis.

  • Colisão frontal contra uma barreira fixa: 12,1 em 16 pontos;
  • Impacto Lateral: 10,7 de 16 pontos;
  • Impacto traseiro: 3,3 de 4 pontos;
  • Resgate e extração: 0,5 em 2 pontos.

Portanto, a que se deve a fraca classificação com apenas uma estrela? Primeiro, é preciso ressalvar que o teste levado a cabo pelo Euro NCAP foi feito ao Sandero Stepway, que partilha a mesma plataforma do Jogger. Os testes não foram feitos com um Jogger, na realidade.

Na avaliação feita pelo organismo britânico é dado cada vez mais destaque aos assistentes de segurança ativa, algo que o Jogger não tem disponível. É, por isso, que a classificação das categorias de Vulnerabilidade dos peões e as Assistências de segurança foi de 41 e 39 por cento, respetivamente.

Outra das características que pesou para a classificação final foi o facto de não ter avisador sonoro de não utilização dos cintos de segurança na terceira fila de bancos, nem fixação Isofix nesses mesmos bancos.

Recorde-se que o Dacia Jogger está disponível a partir de 15.500 euros, com propostas de cinco ou sete lugares.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório