Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Este foi o primeiro carro da Volvo. Já lá vão 95 anos

Dia de festa para a marca sueca.

Este foi o primeiro carro da Volvo. Já lá vão 95 anos
Notícias ao Minuto

07:21 - 14/04/22 por Notícias ao Minuto

Auto Volvo

Foi no dia 14 de abril de 1927 que o primeiro carro da Volvo saiu da fábrica de Lundby, em Gotemburgo. Um dia marcante para a marca sueca quando às 10h00 saiu da porta um Volvo ÖV4, que também ficaria conhecido, na sua carroçaria descapotável azul-escura e motor de quatro cilindros, como Jakob.

Foram construídas 250 unidades deste modelo, entre 1927 e 1929. A sua carroçaria era produzida sobre um quadro de madeira de faia e freixo, e coberta com folha metálica.

Construído entre 1927 e 1929, do ÖV4, com a sua carroçaria construída sobre um quadro de madeira de faia e freixo, e coberta com folha metálica, seriam construídas apenas 275 unidades. Número, ainda assim, suficiente para impulsionar um fabricante automóvel que comemora, agora, 94 anos de existência.

Quanto ao motor era um quatro cilindros em linha com válvulas laterais e 2.0 litros de capacidade. Debitava 28 cv de potência às 2000 rpm.

Já na altura, o grande objetivo da Volvo era construir um carro que fosse reconhecido pela sua segurança, algo que ainda hoje a marca mantém. A preocupação com a segurança rodoviária é a imagem de marca da empresa sueca que nasceu pelas mãos de Assar Gabrielson e Gustav Larson.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório