Meteorologia

  • 02 DEZEMBRO 2022
Tempo
13º
MIN 7º MÁX 14º

Peugeot e a Gendarmerie francesa. Uma ligação de mais de 50 anos

Após ter adquirido, em 2021, os Peugeot 5008, a Gendarmerie Nationale francesa acaba de encomendar 395 unidades do 3008 Hybrid plug-in, dando, assim, continuidade a uma história que iniciou logo após a Segunda Guerra Mundial.

Notícias ao Minuto

07:23 - 06/04/22 por Notícias ao Minuto

Auto Peugeot

No final dos anos 40 do século passado, no turbilhão do período pós-guerra, a Gendarmerie Nationale francesa iniciou, o melhor que pôde, o processo de recuperação do seu material circulante, ora requisitando viaturas da Resistência, ou reutilizando o que restava da frota automóvel do exército francês. Naturalmente, os primeiros modelos Peugeot (202, 302 e 402) apareceram nas brigadas, em quantidades limitadas e, na maioria das vezes, em preto. Na verdade, a agora famosa - e temida - cor azul da Gendarmerie só viria a generalizar-se nos anos de 1969/1970.

As carrinhas antes dos SUV

A partir dos anos 50, a Gendarmerie Nationale estruturou as suas compras de equipamentos e começou a fazer encomendas em grande escala dos seus veículos. Tinha, assim, início uma longa história com a Peugeot, em particular com as carrinhas da marca.

É a carrinha 203 que surge em primeiro lugar na Gendarmerie, especialmente nas brigadas encarregadas da então recém-criada brigada de trânsito, numa França que entrava nos anos de expansão. A cada década, a Gendarmerie viria a contar com a sua quota de carrinhas 403, 404, 204, 304, 305, 504, 505 e 306, até à chegada de uma nova geração de veículos que combinavam um espaço interior ainda mais prático e generoso com uma eficiente maneabilidade no trânsito: a Gendarmerie opta pelos Peugeot Expert, antecessores dos 5008 adquiridos em 2021, a que se seguirá, muito em breve, o 3008 Hybrid.

Notícias ao Minuto Peugeot 304 Break© Peugeot

Berlinas dos policiais 

Além destes veículos de maior capacidade, a história entre a Peugeot e a Gendarmerie engloba, naturalmente, muitos outros modelos, a começar pelas estrelas 205 e 206, muitas das quais equiparam as suas brigadas de trânsito, tal como o 306, particularmente apreciado pelas brigadas das autoestradas. Sem esquecer todas as berlinas 203, 403, 305 ou 505, um privilégio reservado a oficiais como veículos de serviço, que não eram na cor azul da Gendarmerie, mas em preto ou cinzento.

Os modelos especiais

Responsável pela segurança do território em toda a sua diversidade (estradas, autoestradas, zonas de montanha, zonas rurais, etc.) e todos os seus componentes (metrópole, territórios ultramarinos), a Gendarmerie teve, assim, de adaptar a sua frota automóvel, e de adquirir alguns modelos especiais, às vezes bastante atípicos.

Os automobilistas dos anos 80 e 90 recordam-se, não sem alguma emoção associada, dos Peugeot 405 T16 (200 cv) e 306 S16 (167 cv) das Brigadas de Intervenção Rápida que operavam nas autoestradas francesas.

Outros veículos bem conhecidos do público eram as carrinhas 203, 403, 404, 504 e, mais tarde, 505 da Garde Républicaine (Guarda Republicana), encarregados da segurança dos ciclistas participantes na Volta a França. Menos célebres, mas igualmente úteis, foram os 12 monovolumes Peugeot 806 usados nos anos 90 para escolta de comboios nucleares.

Para poder intervir em todos os tipos de terrenos, incluindo os mais difíceis, a Gendarmerie Nationale também contou sempre com uma frota de veículos 4X4. Na década de 80, optou, tal como o exército francês, pelos P4, jipes atribuídos, principalmente, aos esquadrões da Gendarmerie Mobile. Nos departamentos ultramarinos, as carrinhas 504 e 505 4X4 preparadas pela Dangel permitiam aos gendarmes circular pelos piores trilhos. Finalmente, em 2004, alguns exemplares raros do modelo 206 com tração às quatro rodas, preparados pela FAM, foram entregues a algumas brigadas.

Pode saber mais sobre a relação de proximidade entre a Peugeot e a Gendarmerie Nationale através do livro "Les voitures de la Gendarmerie Nationale", de Pascal Meunier e Laurent Jacquot, publicado pela E-T-A-I.

Notícias ao Minuto Peugeot 403© Peugeot

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório