Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Carro do Dakar chega à estrada. Para encher o depósito são... 1000 euros

Prodrive Hunter, versão conduzida por Sébastien Loeb no Rally Dakar, custará perto de 1,5 milhões de euros.

Notícias ao Minuto

08:15 - 28/03/22 por Notícias ao Minuto

Auto Prodrive

A Prodrive anunciou a versão final do Hunter, um modelo construído sobre a base do BRX de competição e com o qual Sébastien Loeb disputou duas edições do Rally Dakar ao serviço da equipa Bahrain Raid Xtrem.

Este é um 4x4 diferente do habitual, que está equipado com um bloco Ford de 3.5 litros de capacidade e que excede os 600 cv de potência. Chega aos 100 km/h em menos de quatro segundos e atinge uma velocidade máxima de 300 km/h.

Números impressionantes e que continuam quando olhamos para o preço da versão de estrada agora anunciada: cerca de 1,5 milhões de euros. Homologado como veículo de estrada, as suspensões e a caixa de velocidades do Hunter foram adaptados pelos engenheiros da Prodrive, tal como os amortecedores foram adaptados. Isto sem renunciar a todo o potencial mecânico e sem deitar por terra a capacidade de ser conduzido pelos terrenos mais irregulares que se possa imaginar.

Ian Cullum, designer britânico, foi o responsável pelo desenho da carroçaria, que se tornou mais elegante, sem nunca perder a agressividade e dinâmica do modelo original dos ralis. Uma particularidade deste veículo 4x4 é o seu depósito gigante: leva 480 litros de combustível e para o encher serão precisos quase 1000 euros, uma vez que o preço da gasolina de 98 octanas exigida pelo V6 deste Hunter está neste momento acima dos dois euros por litros. 

“Existem inúmeros hipercarros no mercado. Porém, todos eles precisam de boas estradas ou mesmo circuitos para mostrar aquilo de que são capazes. Em certas partes do mundo, principalmente no Oriente Médio, existem vastas extensões geográficas onde não há estradas pavimentadas, então por que não criar um veículo para explorar essas regiões com desempenho muito superior ao oferecido por qualquer veículo off-road convencional?", disse David Richards, CEO da Prodrive.

Serão apenas produzidos 25 exemplares do Prodrive Hunter e espera-se que já perto do final do ano possam ser feitas as primeiras encomendas. O veículo está em fase final de testes no Médio Oriente.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório