Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Bridgestone quer que pneus para elétricos ocupem "20% da linha em 2024"

Falámos com Armando Lima Santos, 'Operations Manager' da Bridgestone em Portugal.

Bridgestone quer que pneus para elétricos ocupem "20% da linha em 2024"
Notícias ao Minuto

08:29 - 14/03/22 por Ruben Valente

Auto Bridgestone

O setor automóvel está em constante adaptação e as fabricantes de pneus, como a Bridgestone, são obrigadas a seguir esta evolução. Num mercado cada vez mais competitivo, como é que a famosa marca de pneus se tem adaptado aos novos desafios trazidos pelos veículos 100% elétricos? Ou de que forma a sustentabilidade é uma preocupação nos dias que correm? Foram algumas das perguntas a que tentámos ter resposta junto de Armando Lima Santos, 'Operations Manager' da Bridgestone em Portugal.

Numa entrevista exclusiva ao Auto ao Minuto, o responsável da famosa fabricante com sede no Japão revelou-nos também alguns dos pneus mais procurados em Portugal, tendo também frisado que a crise dos microchips acabou por afetar a Bridgesone.

Armando Santos Lima referiu ainda que a evolução do mercado é neste momento incerta porque o conflito entre Rússia e Ucrânia "certamente afetará quase todos os sectores".

Pneus mais procurados em Portugal? Os de verão são os mais tradicionais do nosso mercado

Novo ano, novos objetivos. O que esperam atingir em 2022 junto do mercado português?

No mercado português queremos reforçar a nossa posição como líder em pneus e borracha, oferecendo soluções avançadas e mobilidade sustentável. 

Depois de termos alcançado um resultado globalmente positivo em 2020, o que para nós foi um verdadeiro sucesso porque as circunstâncias eram muito adversas, em 2021, tanto em faturação como em volume de negócios, estamos muito satisfeitos porque excedemos em 11% os números pré-pandémicos. Em termos de volume de negócios, a nível global, registámos mais de mil milhões de euros, o que é um verdadeiro sucesso. Por isso, estamos confiantes para o novo ano.

Notícias ao Minuto

Entre os vossos produtos, qual é aquele que os clientes mais procuram em Portugal?

Considerando as características do clima de Portugal, os pneus de verão são os mais tradicionais do nosso mercado. Mas é também necessário ter em conta as características de cada veículo, o tipo de condução e outras preocupações dos condutores, para além da segurança. 

Por exemplo, se falarmos do TURANZA T005, é um pneu com a melhor classificação de travagem e de curva em piso molhado, com um rótulo "A" da UE para aderência em piso molhado, oferece elevada quilometragem e possui a tecnologia DriveGuard Run-Flat disponível em várias medidas.

Outro exemplo é o WEATHER CONTROL A005 EVO, uma opção de mobilidade segura disponível para automóveis, SUV e veículos 4X4. É um pneu com a melhor classificação de aderência em piso molhado da sua classe, com uma vida útil mais longa, que assegura que o pneu pode resistir a uma variedade de condições meteorológicas e rodoviárias, permitindo aos condutores utilizar os mesmos pneus durante todo o ano.

Para veículos mais desportivos, temos uma das nossas últimas inovações: POTENZA SPORT. É um pneu de alto desempenho que permite maximizar todo o potencial do seu veículo e continuar a sua viagem com total controlo. Os testes TÜV SÜD demonstraram que é o melhor em curva e com a melhor estabilidade em linha reta no seu segmento. Garante também a melhor travagem em seco e um desempenho excecional em piso molhado.

O Desenvolvimento Virtual de Pneus evitou a produção de cerca de 200 pneus durante a fase de testes e reduziu o tempo de desenvolvimento do produto em até 50%Quando falamos na construção de um pneu, obviamente a segurança na estrada é uma das preocupações. De uma forma geral esta é a grande preocupação ou existem outros pontos que a Bridgestone não descura?

A segurança está em primeiro lugar para a Bridgestone e queremos que os condutores tenham essa sensação sempre que conduzem veículos com os nossos pneus: segurança e controlo total, qualquer que seja a situação. 

Outro ponto importante é a sustentabilidade: desde 2005, reduzimos a resistência ao rolamento dos nossos pneus em mais de 20%, o que, para os veículos movidos a combustíveis fósseis, significa menos energia e, portanto, menos emissões, enquanto os veículos elétricos poupam energia da bateria e podem percorrer mais quilómetros.

Na fase de desenvolvimento de pneus, a nossa tecnologia de Desenvolvimento Virtual de Pneus deu um contributo decisivo com benefícios ambientais significativos, uma vez que assegura que os pneus não precisam de ser produzidos e utilizados fisicamente durante o desenvolvimento e testes. No caso do Potenza Sport, esta solução evitou a produção de cerca de 200 pneus durante a fase de testes e reduziu o tempo de desenvolvimento do produto em até 50%. A tecnologia de Desenvolvimento Virtual de Pneus permite que o desempenho de um pneu seja modelado com precisão sem ter de o produzir e testar fisicamente, poupando até 40.000 quilómetros em testes reais ao ar livre e de frota. O Desenvolvimento Virtual de Pneus representa o futuro do desenvolvimento de pneus na Bridgestone. 

Notícias ao Minuto

A eletrificação tem vindo a ser uma aposta clara por parte da grande parte das marcas do setor automóvel. Como é que têm feito também esta adaptação ao mundo dos VE?

Os pneus para veículos elétricos representam mais de 10% do total da linha de equipamento de origem da Bridgestone EMIA para veículos de passageiros. Mas queremos ir ainda mais longe, por isso esperamos que esse número ultrapasse os 20% até 2024. 

A Bridgestone tem parcerias com os principais fabricantes mundiais de veículos híbridos e elétricos, incluindo: Mercedes EQA e EQB, BMW i3, Fiat 500 EV, Nissan LEAF, Volkswagen ID.3 e ID.4, bem como o LightYear One, Fisker Ocean, Audi Q4 e-tron e Cupra Born, entre outros.

Estamos também a deixar a nossa marca na área dos carregadores: em colaboração com a EVBox e a TSG, nos próximos cinco anos serão instaladas na Europa até 3.500 novas estações de carregamento. Esta nova rede incluirá estações de carregamento normal e rápido e será acessível a todos os condutores de VE, tanto particulares como de frota.

Qual a grande diferença entre um pneu pensado para um veículo elétrico e para um veículo com motor a combustão?

A Bridgestone está a desenvolver pneus de alta qualidade adaptados aos veículos elétricos e aos desafios que estes representam, tais como dar prioridade à baixa resistência ao rolamento para salvar a vida útil da bateria e abordar as limitações relacionadas com a autonomia.

A Bridgestone incorpora as suas tecnologias líderes na indústria e sustentáveis que satisfazem estes requisitos, tais como a tecnologia Ologic para melhorar a autonomia, TECHSYN para conseguir uma melhor eficiência no desgaste e reduzir a resistência ao rolamento, reduzindo simultaneamente o consumo de matérias-primas a longo prazo, B-Silent para minimizar o ruído dos pneus para conforto do condutor e a tecnologia sustentável e leve ENLITEN para reduzir a resistência ao rolamento dos pneus em até 30%, e o peso em até 20%.

Notícias ao Minuto

O sector automóvel está em plena crise devido à escassez de microchips. Como é que a Bridgestone tem encarado esta situação?

Não somos imunes a esta situação. É uma realidade que os fabricantes estão a ser afetados e isto tem consequências sobre a procura de pneus. Estamos muito próximos dos nossos clientes e vemos que esta situação é temporária, que haverá sinais de uma solução num futuro próximo e, nesse sentido, estamos positivos e confiantes de que os compromissos que temos este ano serão cumpridos. Além disso, o mercado de substituição está a funcionar muito bem e responde à reativação da mobilidade.

Como prevê que o mercado evolua?

Há uma questão que será importante tanto este ano como no futuro: o conceito de propriedade está a mudar. O utilizador está cada vez menos interessado em possuir os produtos, especificamente o pneu, e está concentrado em obter valor a partir desse produto. Um passo estratégico para nós é fazer evoluir todas as áreas de negócio para modelos de subscrição que possam ajudar os operadores de frotas e o utilizador final a reduzir os custos operacionais e a torná-los viáveis numa base de utilização. Por outro lado, não podemos ignorar o que está a acontecer a nível internacional com o conflito na Ucrânia, que certamente afetará quase todos os sectores e cuja incerteza neste momento é muito elevada.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório