Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Mini Cooper SE: A mesma emoção num exemplar com tejadilho único

Preço da versão ensaiada é de 37.773 euros.

Notícias ao Minuto

09:10 - 16/03/22 por Ruben Valente

Auto Mini

Ana Humana, Fidel Évora, André da Loba e Tamara Alves associaram-se à Mini e à Underdogs para um projeto que levará "a arte e a diversidade pelas ruas das cidades".

Estes quatro artistas fizeram quatro pinturas que poderão estar representados em 100 modelos Cooper SE. O Auto ao Minuto teve a oportunidade de conduzir um destes 100 tejadilhos exclusivos, cujo preço é de 750 euros. Importa salientar, desde já, que o lucro deste projeto vai reverter para projetos de arte urbana em Portugal.

Para quem gosta de exclusividade, esta é uma oportunidade que não pode perder. Estes 100 tejadilhos tornam o Cooper SE mais único do que aquilo que já é. 

Notícias ao Minuto  Apesar de não ter sido produzido para ser um elétrico de raiz - e por isso a autonomia não é extraordinária -, a verdade é que este Cooper SE mantém-se fiel às origens da Mini. Apesar de mais robusto, as linhas exteriores representam a história da marca britânica, e no interior há comandos e funções que mantêm a identidade 'Mini' - Poderá ver todas as imagens na galeria acima apresentada.

Em termos de condução, o elétrico não desilude. Apesar de a posição de condução ter obrigatoriamente de ser mais alta, devido aos módulos da bateria que estão distribuídos pela plataforma, o centro de gravidade e o equilíbrio Cooper está todo lá. Ágil, veloz, segurança em todos os sentidos. Aqui é uma clara nota 10.

Estão disponíveis quatro modos de condução (Green +, Green, Mid e Sport) e não vou mentir. Este Cooper SE quase que nos pede sempre para o colocá-lo em Sport, uma vez que as características dinâmicas e desportivas que oferece neste modo criam uma condução bastante divertida.

Contudo, a diversão não se coaduna totalmente com uma curta autonomia. Isto é óbvio em qualquer veículo, embora neste Cooper SE o possamos sentir com mais afinco devido aos cerca de 200 quilómetros de autonomia que ele oferece. É preciso dosear a diversão, mas para nos ajudar temos também o botão 'mágico' de regeneração. Podemos optar por uma regeneração maior ou menor, o que terá impacto nas desacelerações. É tudo uma questão de gestão.

ESPECIFICAÇÕES TECNICAS

  •  

Mini Cooper SE

MOTOR

Tipo Elétrico assíncrono
Capacidade (kWh) 28,9
Potência 184 cv
Binário 270 Nm

TRANSMISSÃO

Tração Dianteira
Transmissão Automática de 1 velocidade

CHASSIS

Suspensão FR: Independente tipo McPherson; TR: Independente multibraços
Travões FR: Discos ventilados TR: Discos
Direção Pinhão e cremalheira assistida eletricamente

DIMENSÕES E CAPACIDADES

Comp. x Larg. x Alt. 3845 mm x 1727 mm x 1432 mm
Distância entre eixos 2495 mm
Capacidade da mala 211 l
Rodas FR: 205/45 R17; TR: 205/45 R17
Peso 1815 kg 

PRESTAÇÕES E CONSUMOS

Velocidade máxima 150 km/h
0-100 km/h 7,3s
Consumo misto 15,5 kWh/100 km
Emissões CO2 -

8

0-10

{{ config('app.name') }}

ANÁLISE {{ config('app.name') }}

  •  

O Mini Cooper SE deixa-nos rapidamente fascinados porque a condução a qual nos habituou nas versões com motor de combustão mantém-se neste 100% elétrico. O facto de ter disponível todo o binário torna-o ainda mais dinâmico, sem prejuízo de nada. Ou melhor... o único prejuízo é a curta autonomia. 

Esta pode ser um problema para muitos que queiram fazer mais do que 200 quilómetros com uma simples carga. No entanto, este é um modelo que oferece emoção e, neste caso, exclusividade, dado ser um exemplar que pode ter uma peça única como é o tejadilho desenhado por um artista nacional.

  • {{ config('app.name') }}Experiência de condução
  • {{ config('app.name') }}Exemplar exclusivo e integrante de projeto solidário
  • {{ config('app.name') }}Visual arrojado
  • {{ config('app.name') }}Pouca autonomia
  • {{ config('app.name') }}Espaço traseiro reduzido

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório