Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Maserati Boomerang cumpre 50 anos. Lembra-se deste exemplar único?

Tinha um motor V8 capaz de debitar 310 cv de potência.

Notícias ao Minuto

13:24 - 09/03/22 por Notícias ao Minuto

Auto Maserati

Decorria o dia 9 de março de 1972 quando o Maserati Boomerang foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra. Já lá vão 50 anos e para a história fica um exemplar único da marca de luxo italiana.

A base utilizada pela Italdesign (chassi e toda a mecânica) para este Boomerang foi um Maserati Bora, com motor central traseiro de oito cilindros em V e com 4.7 litros de capacidade. Era capaz de disponibilizar 310 cv de potência, para uma velocidade máxima próxima dos 300 km/h. A tração era traseira, e a caixa manual de cinco velocidades.

Este coupé desportivo, de dois lugares, nunca chegou à linha de produção, mas serviu de inspiração para outros modelos e para vários fabricantes europeus e norte-americanos.

O coupé desportivo de dois lugares nunca entrou em produção. Ao invés, deixou um legado estilístico que continuou a viver não só em criações posteriores de Giugiaro, mas também noutros projetos, servindo como inspiração para vários outros fabricantes de automóveis na Europa e nos Estados Unidos da América.

Com um design que rompia com o tradicional, o Maserati Boomerang foi concebido ao longo de uma linha horizontal que dividia o automóvel em dois, com um para-brisas inclinado e um teto panorâmico. Os vidros eram bastante originais e intervalados por uma faixa de metal. As óticas dianteiras quadradas retráteis tinham o seu destaque, tal como os farolins horizontais na traseira.

A modernização estava latente também no habitáculo, onde o painel de instrumentos estava montado no volante sem braços, e os bancos colocados numa posição extremamente baixa.

O único exemplar do Boomerang alguma vez produzido fez aparições em competições internacionais e anúncios publicitários, e contou ao longo dos anos com diversos proprietários, acabando por ser protagonista de diversos leilões.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório