Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Volkswagen Multivan. "O espírito do Pão de Forma está presente"

João Carrilho, diretor de marketing da Volkswagen Veículos Comerciais, em entrevista ao Auto ao Minuto.

Notícias ao Minuto

10:10 - 07/03/22 por Ruben Valente

Auto Volkswagen

A Volkswagen Multivan já está disponível em Portugal com preços a iniciarem nos 50.051 euros para particulares e nos 35.000 euros + IVA. Apesar de ser um veículo do departamento comercial, este novo modelo não conta com a versão 'trabalho'.

O Auto ao Minuto quis saber mais sobre a Multivan e por essa mesma razão conversou com João Carrilho, diretor de marketing da Volkswagen Veículos Comerciais.

Com destaque para a estreia da versão híbrida plug-in de 218 cv de potência, João Carrilho enalteceu ainda que "o espírito do 'Pão de Forma' está ainda muito presente neste veículo".

Os seus pontos fortes e o que pode oferecer ao cliente foi também tema de conversa, tal como a quase incontornável comparação ao elétrico ID. Buzz que terá estreia mundial na próxima quarta-feira.

Com 218 cv, a motorização híbrida permite uma utilização diária sem complicações

O lançamento da Multivan T7 coincide praticamente com a revelação ao mundo do ID. Buzz. No que diferem estes dois veículos?

Ambos são herdeiros do espírito do Pão de Forma original, lançado há 72 anos. A Multivan utiliza a plataforma MQB do grupo Volkswagen, é o único do seu segmento a propor motorizações Diesel, Híbrida e a gasolina.

O ID. Buzz é uma viatura 100% elétrica, não tendo motorizações híbridas ou a combustão. Utiliza a plataforma MEB, exclusiva para viaturas 100% elétricas, o que lhe permitirá atingir autonomias record. A inexistência de um motor térmico, permitiu aproximar mais o design do ID. Buzz do design do Pão de Forma original. 

Quais os pontos fortes e grandes ofertas deste Volkswagen Multivan?

A modularidade do interior com 7 lugares individuais, instalados num sistema de calhas continuas no piso, oferecem infinitas configurações com mais espaço para as pernas e bagagem. A versão Life constitui a base da gama e está extremamente bem equipada, com portas laterais e portão traseiro com abertura e fecho elétrico. O gigantesco teto panorâmico é também de série, dando uma luminosidade incomparável ao interior. Com 218 cv a motorização híbrida permite uma utilização diária sem complicações. 

Para empresas a Multivan Life cumpre as restrições para o patamar dos 10% de fiscalidade, nomeadamente o preço inferior a 35.000 € + iva.

Notícias ao Minuto
O que levou a Volkswagen a colocar como principal target para a Multivan os particulares ao invés de empresas?

A Multivan será também uma viatura para empresas, como o demonstram a possibilidade da versão fiscal abaixo dos 35.000 € + iva. O carro ideal de serviço, que deverá transportar também toda a família. O que a Multivan não será é uma viatura de carga. A Multivan foi concebida exclusivamente para o transporte de passageiros. Nunca será oferecida uma versão para transporte de mercadorias. Este conceito exclusivo para passageiros, permite à Multivan atingir um patamar de conforto muito elevado. 

Com várias opções no que diz respeito às motorizações, o facto de não se optar pela variante 100% elétrica está relacionado com o lançamento da ID. Buzz?

Exatamente. Só uma viatura pensada 100% elétrica, pode ter a eficiência necessária para atingir autonomias elevadas. Viaturas elétricas desenvolvidas a partir de viaturas com motores a combustão, são soluções de compromisso que resultam em limitações que o cliente não aceita.

Notícias ao Minuto

Já referiu que tanto a Multivan como o ID. Buzz são "herdeiros do espírito da pão de forma. No entanto, qual aquela que se aproxima mais do histórico modelo?

Ambas são sucessoras do histórico Pão de Forma. O código interno da Multivan é “T7”, que significa ser a 7ª geração do pão de forma. Esta viatura resulta de 72 anos de experiência da marca na produção de viaturas neste segmento. Desde a modularidade do interior, até às pinturas bi-color, o espírito do Pão de Forma está presente na nova viatura. O ID. Buzz é o Pão de Forma dos tempos modernos com motorização 100% elétrica. O design é ainda mais próximo do conceito original, uma vez que já não necessita de espaço para um motor a combustão na parte dianteira.

A Multivan tem um design moderno, com uma aerodinâmica apurada, que também lhe permite menores consumos de combustível e de emissõesSente que o design é cada vez mais um fator de relevo a ter em conta, mesmo em veículos comerciais?

O design é um fator essencial, em qualquer, viatura. Embora os gostos pessoais possam sempre ser discutíveis, a Multivan tem um design moderno, com uma aerodinâmica apurada, que também lhe permite menores consumos de combustível e de emissões. A Multivan pelo seu design foi já premiada com o prestigiado 'Red Dot Award' atribuído a viaturas ou outros equipamentos de utilização diária, na categoria 'Best of the best'. 

É sabido que a Volkswagen está a apostar forte na eletrificação no que diz respeito a veículos de passageiros. Nos comerciais, a tendência a seguir será a mesma?

A Volkswagen Veículos Comerciais irá lançar este ano o seu Veículo 100 % elétrico – o ID. Buzz. Será comercializado a partir de outubro em Portugal, tanto na versão 'People' de passageiros, como na versão 'Cargo' de mercadorias. Com autonomias record para o seu segmento, o ID. Buzz irá criar novos padrões de utilização para veículos elétricos. Com duas distâncias entre eixos, será uma viatura adequada para as mais diversas soluções profissionais.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório