Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Maserati de Fangio que brilhou em Portugal está à venda

Lendário piloto argentino venceu o Grande Prémio de Portugal em 1957 com este Maserati 300S. Hoje, este automóvel pode ser seu.

Notícias ao Minuto

13:36 - 11/02/22 por Notícias ao Minuto

Auto Maserati

Foi com este Maserati 300S que Juan Manuel Fangio, pentacampeão de Fórmula 1, venceu em 1957 o Grande Prémio de Portugal, realizado no circuito do Monsanto. Um automóvel repleto de história que está neste momento à venda na Fiskens com um preço que só está disponível sob consulta. Acreditamos que não será nada barato...

Foi um de apenas 26 exemplares produzidos e que primeiramente foi vendido ao italiano Armando Zampiero. Quis o destino que a entrega do 300S nunca fosse realizada para mais tarde o carro ser inscrito pela Maserati no Grande Prémio de Portugal de 1957, para representar a Scuderia Madunina.

Equipado com um motor de 3.0 litros em linha que debitava perto 245 cv de potência e com uma carroçaria ultraleve em alumínio, Fangio não deu hipótese a Masten Gregory, tendo vencido com uma vantagem de 16 segundos no Monsanto, como já referimos, um circuito com 5,4 quilómetros e muitas curvas à mistura.

Com o número de série 3058 e o chassis 3069, este Maserati 300S foi desenvolvido pelo engenheiro Vittorio Bellentani com recurso a alguns componentes do 250F utilizado por Fangio na F1 e também do A6GCS de 2,0 litros.

Mais tarde, já depois da vitória de Fangio em Portugal, o 300S foi entregue ao manager do piloto argentino, Marcello Giambertone, que o enviou para a América do Sul. Fangio voltaria a vencer ao volante deste carro, duas vezes no Grande Prémio de São Paulo, em Interlagos, e uma vez no Grande Prémio do Rio de Janeiro.

Até chegar às mãos da Fiskens, este exemplar correu ainda em Nurburgring e em Spa-Francorchamps, tendo passado pela mão de diversos proprietários. Foi restaurado pela primeira vez em 1980, tendo sido alvo de outros trabalhos de restauro em anos posteriores.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório