Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

O primeiro carro de Fernando Madureira. "Roubava a chave e levava-o"

O testemunho do líder da claque do FC Porto, Super Dragões, em mais um artigo da rubrica semanal 'O primeiro carro de...'.

Todas as semanas, o Auto ao Minuto dará a conhecer qual foi o primeiro carro de personalidades ligadas às mais variadas áreas do desporto na mais recente rubrica: "O primeiro carro de...".

Fernando Madureira é a primeira personalidade que esta semana connosco desvendou qual foi o primeiro automóvel que conduziu.

O líder da claque do FC Porto, Super Dragões, contou-nos que o primeiro carro que conduziu foi um Citröen BX. No entanto, para este estar ao volante deste modelo bem conhecido da década de 80, Madureira... tinha de se esgueirar durante a noite.

"Era do meu pai e quando eu o apanhava a dormir roubava a chave e levava-o", começa por lembrar 'Macaco Líder', como é também conhecido.

Entre passeios noturnos e algumas voltas com o BX, chegou o dia em que Fernando Madureira foi 'apanhado'.

"Fui descoberto quando um dia o lugar onde o meu pai o tinha estacionado estava ocupado. Tive de o pôr noutro lugar", recordou.

Falando do Citröen BX, sabia que já passaram quase 40 anos desde o seu lançamento? A 16 de setembro, a marca francesa suspendeu uma caixa de madeira no último piso da Torre Eiffel, em Paris. Começou a descer e quando parou, no primeiro piso do emblemático monumento parisiense, conseguiu ler-se uma mensagem: "Aqui está o novo Citroën".

Foram 12 anos de produção até nos dizer adeus, em 1993. Entre 19 versões a gasolina e quatro a diesel, destacou-se o bloco de 16 válvulas com 160 cv de potência do GTi. No entanto, a motorização mais potente pertenceu ao BX 4TC, que debitava 203 cv.

A Citroën despediu-se dele após mais de dois milhões de unidades produzidas, 2.315.739 para sermos mais exatos.

Notícias ao Minuto

Leia Também: O primeiro carro de Paulo Futre. "Esqueci-me que estava no FC Porto..."

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório