Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

“Fazer elétricos em fábricas de carvão é pior do que carros a gasolina"

CEO do grupo Volkswagen falou sobre a transição do mercado automóvel para a eletrificação e os desafios que estão associados.

“Fazer elétricos em fábricas de carvão é pior do que carros a gasolina"
Notícias ao Minuto

13:26 - 26/01/22 por Notícias ao Minuto

Auto Volkswagen

Os governos e muitas entidades reguladoras querem o fim dos motores a combustão o mais rápido possível, mas segundo Herbert Diess, CEO do grupo Volkswagen, o mais rápido possível pode ainda demorar algum tempo. Diess explica que “não é só dizer: ‘vamos desligar os carros com motores de combustão interna’. Isso é simplesmente impossível”.

O CEO do grupo Volkswagen, numa longa entrevista a um podcast do The Verge, explicou os desafios que a eletrificação acarreta e que nem mesmo a meta do seu grupo automóvel em vender metade de veículos 100% elétricos em 2030 será assim tão fazível.

"Se tivermos, aqui na Europa, uma quota de mercado de 20% (em 2030), para conseguir esses 50% de vendas de elétricos, precisamos de seis giga-fábricas. Essas fábricas têm de estar construídas e a laborar em 2027, 2028 para atingir o nosso objetivo de 2030. É quase impossível de fazer isso”, começou por dizer.

“Temos de comprar todas as máquinas [para as fábricas]. Temos de construir as fábricas. Temos de encontrar as localizações. Temos de formar as pessoas. Temos de garantir o fornecimento e qualidade das matérias-primas. É um desafio enorme", acrescentou.

Depois há ainda outro problema: a sustentabilidade na produção. “Os carros elétricos só fazem sentido se a (fonte de) energia for renovável”, explica.

Diess falou nos casos, dando como exemplo a Polónia, que constrói os elétricos em fábricas onde a principal fonte de energia é o carvão.

“Antes de vendermos carros elétricos, temos de converter a 100% renováveis o setor primário (de energia). Isto requer tempo e é por isso que dois planos ambiciosos não irão funcionar. Será até contraproducente, porque fazer veículos elétricos em fábricas que funcionam a carvão é ainda pior do que andar em carros a gasolina”, referiu ainda.

Recorde-se que no verão passado, Herbert Diess já tinha feito críticas ao G7 por não definir uma data para banir o uso do carvão como fonte de energia. "Não adianta adotar o carro elétrico sem banir o carvão. Só fazem sentido com energia verde", realçou.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório