Este Mercedes-Benz 600 S, modelo lançado em 1963, serviu vários Presidentes da República e chegou à Sociedade Comercial C. Santos desmontado e com várias peças dentro de caixas. Carregado de história, este exemplar foi restaurado e hoje faz parte da exposição “O motor da República: os carros dos Presidentes”, que está no Museu dos Transportes e Comunicações, na Alfândega do Porto.
Com um motor a gasolina V8 com 6,3 litros e transmissão automática, o modelo conta com suspensão hidráulica. Também hidráulico é o sistema que regula a posição dos assentos, do vidro que separa motorista e passageiros, assim como portas e tampa da bagageira.
Adquirido pelo Estado em maio de 1966, por 785 mil escudos - pouco menos de quatro mil euros -, o Mercedes-Benz 600 S foi colocado na dependência da Presidência do Conselho de ministros. Em maio de 1977 foi transferido para a Presidência da República, onde prestou serviço até meados da década de 1990.
Fique com todos os pormenores do restauro contados por Agostinho Azevedo, profissional que liderou a equipa que deu uma nova vida ao histórico 600 S da Mercedes.