Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Histórico Mercedes 600 S da Presidência da República foi restaurado

Foi adquirido em 1966 por 785 mil escudos.

Notícias ao Minuto

10:25 - 18/01/22 por Ruben Valente

Auto Mercedes-Benz

Este Mercedes-Benz 600 S, modelo lançado em 1963, serviu vários Presidentes da República e chegou à Sociedade Comercial C. Santos desmontado e com várias peças dentro de caixas. Carregado de história, este exemplar foi restaurado e hoje faz parte da exposição “O motor da República: os carros dos Presidentes”, que está no Museu dos Transportes e Comunicações, na Alfândega do Porto.

Com um motor a gasolina V8 com 6,3 litros e transmissão automática, o modelo conta com suspensão hidráulica. Também hidráulico é o sistema que regula a posição dos assentos, do vidro que separa motorista e passageiros, assim como portas e tampa da bagageira.

Adquirido pelo Estado em maio de 1966, por 785 mil escudos - pouco menos de quatro mil euros -, o Mercedes-Benz 600 S foi colocado na dependência da Presidência do Conselho de ministros. Em maio de 1977 foi transferido para a Presidência da República, onde prestou serviço até meados da década de 1990. 

Fique com todos os pormenores do restauro contados por Agostinho Azevedo, profissional que liderou a equipa que deu uma nova vida ao histórico 600 S da Mercedes.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório