Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Faz sentido sermos obrigados a andar a 50 km/h numa via rápida?

Foram instalados nos últimos meses um total de 20 novos radares de controlo de velocidade em Lisboa.

Faz sentido sermos obrigados a andar a 50 km/h numa via rápida?
Notícias ao Minuto

14:13 - 11/01/22 por Ruben Valente

Auto Radares

A Câmara Municipal de Lisboa realizou um investimento superior a dois milhões de euros na aquisição de 41 novos radares de controlo de velocidade. 21 serviram para substituir antigos, enquanto os restantes 20 foram colocados em novas localizações.

Zelar pela segurança rodoviária é fundamental e, logicamente, necessário. No entanto, há alguns pormenores que talvez não seja assim tão bons. Pelo menos para nós.

Falando em concreto do radar que já existia na Segunda Circular, sentido Sintra-Lisboa, na Avenida Eusébio da Silva Ferreira, faz sentido que a velocidade máxima permitida passasse dos 80 para os 50 km/h?

Numa via rápida como é a Segunda Circular, uma das principais artérias na mobilidade da cidade de Lisboa, a segurança existe mesmo com todos os carros a serem obrigados a travar para cumprir com a velocidade? É que 50 km/h, quer queiramos quer não, é uma velocidade lenta para a estrada em questão, pode provocar um embaraço injustificado e é desajustado à realidade da via.

Circular a 70 km/h ou mesmo a 80 km/h, que era o limite de velocidade até há uns meses atrás na referida via, era um valor percetível. Não é excessivo e muitos condutores, que optam por conduzir a uma velocidade moderada, não necessitavam de travar com o objetivo de cumprir o limite, porque já o estavam a cumprir. 

Com o novo limite máximo (50 km/h), temos dúvidas que haja algum automobilista que não coloque o pé no travão naquele pedaço de troço. O que nos leva a pensar num cenário nada benéfico para a circulação rodoviária e que pode ter o efeito contrário ao desejado, criando focos de potenciais colisões.

O problema nunca foi quem passava a 80 km/h, mas sim quem ali passava como se de uma auto estrada se tratasse. E se já não cumpriam os 80 km/h, arriscamos dizer que muito menos irão cumprir os 50 km/h. Portanto, pelo menos nós, não conseguimos vislumbrar um objetivo com a imposição de um limite de 50 km/h na Segunda Circular. Não acreditamos ser mais seguro, antes pelo contrário. Acreditamos é que poderá apanhar vários automobilistas desprevenidos que podem não cumprir com a velocidade estipulada. Esperem... será esse o objetivo?

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório