Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Por que saem faíscas debaixo dos carros de Fórmula 1?

Se pensa que são perigosas, desengane-se.

Por que saem faíscas debaixo dos carros de Fórmula 1?
Notícias ao Minuto

13:36 - 11/01/22 por Notícias ao Minuto

Auto Fórmula 1

É deslumbrante ver um monolugar deixar um rasto de faíscas. Contudo, já deve ter-se questionado por que razão acontecem, e se são ou não um sinal de que o monolugar pode ter danos. Respondendo a estas dúvidas, dizemos-lhe à partida que não, não ocorrem porque os carros têm danos. Pelo contrário, as faíscas existem para que não haja quaisquer danos.

Conforme explica o Motorsport.com, todos os monolugares de Fórmula 1 têm uma placa sob o fundo plano, que vai desde a traseira quase até às rodas dianteiras. 

Esta peça é feita de um material chamado Jabroc, um composto de madeira fabricado de compósitos de folheados e resina em cada camada. Quanto às faíscas nascem precisamente dos blocos de titânico - são chamados de 'skid blocks' - que são colocados nas extremidades da placa e que evitam que ela se danifique.

Notícias ao Minuto

Quando estes pedaços de titânio entram em contacto com o asfalto, devido à downforce que empurra o monolugar para baixo, nasce então aquela projeção longa de faíscas, que pode ser tão agradável à vista.

O propósito que levou a FIA a obrigar ao uso desta placa prende-se com o facto de garantir que as equipas não utilizem a aerodinâmica de efeito solo, que apareceu na F1 pela primeira na década de 60. Esta placa ajuda ainda a reduzir a aerodinâmica na parte de baixo dos monolugares e faz com os monolugares compitam com a mesma altura.

Leia Também: Acidentes custam milhões. Os pilotos de F1 que mais despesa deram

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório