Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Joaquim Rodrigues, o português vencedor da mais emocional etapa do Dakar

Nasceu em Barcelos, em 1981, mas foi em Silves que andou de moto pela primeira vez. A paixão pelas duas rodas começou cedo e muito por 'culpa' do pai.

Joaquim Rodrigues, o português vencedor da mais emocional etapa do Dakar
Notícias ao Minuto

10:30 - 04/01/22 por Ruben Valente

Auto Dakar

A bandeira portuguesa será levantada o mais alto possível esta terça-feira na Arábia Saudita. Joaquim Rodrigues venceu a terceira etapa do Rally Dakar, depois de terminar uma especial de 255 km em Al Qaisumah com o tempo de 2h34m41s.

Nascido em Barcelos, há 41 anos, Joaquim Rodrigues terá conquistado a mais emocional vitória num Dakar, que já vai na sua 44.ª edição. Há dois anos, o piloto português, que levou a Hero Motorsports pela primeira vez à vitória, perdeu o seu cunhado e grande amigo, Paulo Gonçalves. Um verdadeiro irmão nas duas rodas e na vida, que deixou Joaquim Rodrigues num verdadeiro abismo e com uma depressão dura de ultrapassar.

No entanto, J-Rod fez das fraquezas a sua força, levantou-se de um sofá onde esteve meses e lutou contra os traumas que ganhou no Dakar... voltando ao Dakar. Ultrapassou os seus medos e terminou o rali em 2021 na 11.ª posição à geral. Passado um ano, Joaquim Rodrigues alcançou uma vitória que certamente nunca mais será esquecida. Paulo Gonçalves estará certamente a sorrir, onde quer que esteja.

Numa entrevista ao Notícias ao Minuto, em 2020, Joaquim Rodrigues falou connosco sobre o início do seu percurso, as suas maiores conquistas, e lembrou que graças ao seu pai, aos sete anos começou a dar os primeiros passos no mundo das motos. 

Do sonho de menino passou ao concretizar de outro sonho, que foi o de chegar ao pódio no campeonato norte-americano de supercross, um "campeonato que é uma espécie de Fórmula 1 do motocross", como o próprio J-Rod fez questão de dizer.

Hoje, dia 4 de janeiro de 2022, cumpriu certamente outro sonho e atingiu um marco na carreira, que muito poucos alcançaram. Recorde todo o percurso do piloto português nas palavras do próprio Joaquim Rodrigues.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório