Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Polémica no Dakar: "Foi uma bomba. Pediram-nos para não falar"

Co-piloto de Phillipe Boutron, Mayeul Barbet, falou sobre o momento de grande tensão que antecedeu o Rally Dakar.

Polémica no Dakar: "Foi uma bomba. Pediram-nos para não falar"
Notícias ao Minuto

12:22 - 04/01/22 por Notícias ao Minuto

Auto Dakar

No passado dia 29 de dezembro, uma explosão de um veículo feriu o piloto Phillipe Boutron antes da partida, junto ao Hotel Donatello, Jeddah. O piloto francês, presidente do clube US Orleans seguia num veículo com mais cinco pessoas da equipa Sodicars quando a viatura se deteve subitamente, devido a uma explosão.

Boutron sofreu ferimentos nas pernas que obrigaram mesmo a uma intervenção cirúrgica, da qual está já a recuperar, depois de ter regressado a França.

A organização do Dakar decidiu prontamente reforçar a segurança, depois deste incidente e emitiu um comunicado onde se pronunciou sobre o tema. "A origem da mesma ainda é desconhecida, mas não se descarta nenhuma possibilidade, incluindo um ato malicioso", informou.

No entanto, Mayeul Barbet, co-piloto de Phillipe Boutron, não tem grandes dúvidas do que aconteceu.

"Não foi um acidente, mas sim um atentado com uma bomba, apesar da insistência das autoridades sauditas que mantêm a tese do acidente e da explosão do motor", disse o francês, em declarações reproduzidas pelo jornal espanhol Marca.

"A bomba colocada debaixo dos pedais explodiu depois de termos percorrido 500 metros quando saímos do hotel. Nesse momento éramos seis ocupantes, ficámos chocados e sem nos mover. O carro começou de imediato a incendiar-se e o Phillipe pediu-me que o fosse ajudar a levantar do banco. Já não sentia as suas pernas! Vi a magnitude do que tinha acontecido quando o ajudei. Fiz-lhe imediatamente compressão porque estava a perder muito sangue", acrescentou ainda.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório