Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Tesla assina acordo e vai usar grafite moçambicano

Ccordo prevê que a multinacional dos EUA obtenha material usado em baterias elétricas a partir daquele que é considerado um dos maiores depósitos de grafite no mundo.

Tesla assina acordo e vai usar grafite moçambicano
Notícias ao Minuto

18:24 - 29/12/21 por Lusa

Auto Tesla

A multinacional de veículos elétricos Tesla vai usar o grafite da mina de Balama, na província de Cabo Delgado, no âmbito de um acordo assinado com a Syrah Resources, empresa australiana que explora o recurso no norte de Moçambique.

O acordo prevê que a Tesla obtenha material usado em baterias elétricas a partir daquele que é considerado um dos maiores depósitos de grafite "de qualidade" no mundo, segundo um comunicado da Syrah Resources Limited.

O material, designado "ânodo ativo (AAM)" de grafite, será levado para uma outra fábrica da Syrah Resources em Vidalia, em Louisiana, nos Estados Unidos.

"Sujeito à satisfação das condições acima, a Tesla irá comercializar 8 quilotoneladas por ano do valor inicial proposto da capacidade de produção de AAM na Vidalia", refere Syrah Resources Limited em nota divulgada hoje.

"A importância do acordo com a Tesla para Syrah é que ele fornece uma base para prosseguir com a expansão inicial da capacidade de produção da Vidalia", acrescenta a nota.

A mina de Balama retomou a produção de grafite em março, antes do previsto, depois de ter estado parada por quase um ano por causa do impacto da pandemia de covid-19, com restrições de viagens a limitar a mobilidade dos trabalhadores, e também devido à queda na procura.

A mina de Balama iniciou a produção comercial há quatro anos e emprega cerca de 650 trabalhadores, quase na totalidade moçambicanos, segundo dados avançados pela empresa em março.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório