Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Passaram 8 anos desde o acidente de Schumacher. O que sabemos sobre ele?

Heptcampeão do mundo de Fórmula 1 continua em casa, a recuperar do acidente sofrido nos Alpes franceses, que ocorreu há precisamente oito anos.

Passaram 8 anos desde o acidente de Schumacher. O que sabemos sobre ele?
Notícias ao Minuto

10:28 - 29/12/21 por Notícias ao Minuto

Auto Fórmula 1

No dia 29 de dezembro de 2013, a vida de Michael Schumacher e da sua família mudaria para sempre. O ex-piloto alemão sofreu um grave acidente enquanto esquiava nos Alpes franceses. 

Cedo se percebeu a gravidade do que se passara com Schumacher. O heptacampeão do mundo de Fórmula 1 sofreu um traumatismo craniano, foi operado duas vezes e ficou em coma induzido durante largos meses. Michael ficou 254 dias hospitalizado na Suíça e só então regressou a casa. A partir daí tudo permaneceu num grande mistério.

Mistério esse que foi comentado por muitos, mas nunca desvendado. Corinna, mulher de Schumacher fez de tudo para preservar a privacidade de Michael e de toda a família. No entanto, no decorrer de 2021, um documentário sobre a vida e carreira de Schumacher estreou na Netflix e a família abordou o estado de saúde do antigo piloto.

Corinna revelou que Michael Schumacher está em casa e que faz diariamente terapia para tentar recuperar. Ainda assim, a mulher do homem que fez brilhar novamente a Ferrari na F1 confirma que tudo é "diferente".

"É claro que tenho saudades do Michael todos os dias, mas não sou só eu. Os filhos, a família, o seu pai, todas as pessoas que estavam próximas dele. Todos temos saudades dele, mas o Michael está aqui. De maneira diferente, mas está aqui e isso faz-nos encontrar forças para continuar", afirmou Corinna no documentário.

"O Michael sempre nos protegeu. Agora é a nossa vez de o proteger a ele", acrescentou. Mick Schumacher, filho de Michael e atual piloto de Fórmula 1, falou também no documentário, mostrando-se triste por não partilhar com o pai a sua caminhada até aqui da forma como gostaria.

"Desde o acidente, aqueles momentos em família que tanta gente desfruta com o pai, para mim deixaram de existir, ou pelo menos acontecem de forma diferente e do meu ponto de vista isso é muito injusto. Penso que ele ia entender-me de uma forma diferente porque agora falaríamos uma linguagem semelhante. E teríamos tantas coisas para falar... É precisamente isto que fica na minha cabeça, porque se fosse possível seria espetacular. Daria tudo para que isso acontecesse", afirmou o jovem piloto da Haas no mesmo documentário.

Antes da estreia de 'Schumacher' na Netflix, também Jean Todt, antigo chefe de equipa do alemão na Ferrari, tinha falado sobre o seu estado de saúde. Em agosto Todt deu novos pormenores, uma vez que visita Schumacher com regularidade.

"Graças ao trabalho dos médicos e a ajuda da Corinna, o Michael sobreviveu, mas com consequências. Agora mesmo está a lutar contra essas consequências e espero que as coisas possam melhorar pouco a pouco", referiu o ex-presidente da FIA ao jornal alemão Bild.

No verão de 2019, Michael Schumacher foi submetido a um tratamento experimental com células estaminais, mas não se conheceu qualquer evolução ao estado de saúde do ex-piloto de Fórmula 1. Michael Schumacher tem neste momento 52 anos e completará mais um aniversário no próximo dia 3 de janeiro.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório