Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Quatro coisas que não deve (mesmo) fazer ao seu automóvel

Não descure os cuidados com a sua viatura.

Quatro coisas que não deve (mesmo) fazer ao seu automóvel
Notícias ao Minuto

07:37 - 29/12/21 por Notícias ao Minuto

Auto Dicas

Há certos comportamentos que nunca devemos adotar, se queremos que o nosso automóvel tenha saúde por muitos anos. Atos simples podem ajudar à manutenção de um veículo.

Além disso, muitos condutores podem até estar a fazer mal ao seu carro sem saber. Fique, por isso, com quatro conselhos daquilo que nunca deve fazer caso queira o melhor para o seu veículo.

1. Atingir altas rotações com o motor frio - Os motores de combustão, na sua grande maioria, precisam de algum tempo para aquecer. O calor é necessário para expandir os componentes internos e assim proporcionar as condições ideais de funcionamento e lubrificação. Não ter cuidado com o motor frio pode acelerar o desgaste do mesmo e aumentar o consumo de combustível.

2. Colocar água da torneira juntamente com o líquido do radiador - Verificar o nível é sempre um bom hábito, mas caso seja necessário nunca o encha com água normal. Os líquidos de refrigeração, ou anticongelantes, são compostos, normalmente, por 50% de água e 50% de um aditivo, o etilenoglicol. É importante utilizar sempre o líquido de refrigeração indicado pelo fabricante.

3. Trocar o óleo do motor com base apenas nos quilómetros percorridos - É um bom indicador respeitar os quilómetros assinalados pela oficina que fez a revisão ao seu automóvel. No entanto, o óleo tem uma validade e não convém deixar passar essa validade mesmo que não tenha percorrido os quilómetros necessários à troca do óleo. Após determinado tempo, os componentes do óleo começam a degradar-se e a sua capacidade para lubrificar fica comprometida, aumentando assim o atrito dos componentes internos do motor, tal como o consumo.

4. Comprou um carro novo? Então tenha atenção à velocidade e bruscas acelerações - No manual do Dacia Sandero, em 2020, está escrito que, por exemplo, não se deve passar dos 130 km/h nos primeiros 1000 quilómetros realizados. Apesar dos avanços tecnológicos, os atuais motores a combustão interna ainda necessitam de um período inicial de maior cuidado. O motor precisa de atingir um nível ideal para funcionar em pleno.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório