Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Quem vence o Mundial de Fórmula 1 em caso de empate?

Pela segunda vez na história da modalidade, dois pilotos chegam à última corrida em igualdade pontual.

Quem vence o Mundial de Fórmula 1 em caso de empate?
Notícias ao Minuto

17:01 - 07/12/21 por Ruben Valente

Auto Fórmula 1

Max Verstappen e Lewis Hamilton têm-nos oferecido uma das maiores rivalidades dos últimos anos na Fórmula 1. Os dois pilotos chegam ao último Grande Prémio da temporada, em Abu Dhabi, com os mesmos 369,5 pontos.

Um empate registado entre ambos, que até aqui só se tinha verificado uma única vez. Corria o ano de 1974 e Emerson Fittipaldi e Clay Reggazoni chegaram empatados à última prova do ano, nos EUA. O brasileiro acabou por levar a melhor, conquistando assim o seu segundo título na Fórmula 1.

Voltando a 2021, o piloto que sairá dos Emirados Árabes Unidos campeão é aquele que somar mais pontos no traçado de Yas Marina. Contudo, o que acontece se nenhum pontuar?

Caso Max Verstappen e Lewis Hamilton não conquistem nenhum ponto, fruto de um acidente, não classificação ou fiquem abaixo do 10.º lugar, é o neerlandês da Red Bull que conquistará o título, o primeiro da sua carreira aos 24 anos. Isto porque o principal critério de desempate é o número de vitórias ao longo da temporada: Verstappen tem nove, enquanto Hamilton soma oito.

Portanto, e apesar da igualdade pontual à partida para o Grande Prémio de Abu Dhabi, Max Verstappen acaba por ter uma ligeira vantagem em relação ao seu rival. Lewis Hamilton vem, no entanto, de três triunfos consecutivos - Brasil, Qatar e Arábia Saudita -, enquanto Verstappen venceu pela última vez no México.

Uma coisa é certa, ganhe quem ganhar este campeonato, os grandes vencedores desta época são os adeptos, que muito provavelmente vão guardar esta temporada na memória durante largos anos. 

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório