Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

M-Sport pegou num Fiat Panda, deu-lhe 300 cv e deixou-o pronto para ralis

Pandamonium é o nome dado pela equipa de automobilismo a este pequeno 'monstro' de 300 cv de potência.

Notícias ao Minuto

14:07 - 07/12/21 por Ruben Valente

Auto M-Sport

Páre tudo o que está a fazer porque está prestes a ver o mais improvável carro de ralis dos últimos tempos. A M-Sport quis pegar num Fiat Panda e transformá-lo num verdadeiro todo-o-terreno. 'Pandamonium' foi assim que chamou a este projeto, que utilizou como ponto de partida um Ford Fiesta R5 Mk1.

"A carcaça original do Fiat Panda foi cuidadosamente alargada em 360 mm para permitir que esta encaixasse no chassis do Fiesta", revelou a M-Sport.

A equipa de automobilismo, com sede no Reino Unido, teve depois extremo cuidado para não alargar demais a forma original do Panda. Foram por isso colocadas e ajustadas cavas de roda mais 'agressivas', com o efeito adicional de oferecer a aparência de um carro de segmento B. 

Equipado com um motor Ford EcoBoost de 1.6 litros, o Panda da M-Sport produz 300 cv de potência e 450 Nm de binário máximo. A potência é transmitida às quatro rodas fruto da caixa sequencial de cinco velocidades Sadev.

Simples e com o design do interior do Panda, a M-Sport atualizou o habitáculo para preparar este 4x4 para todas as eventualidades proporcionadas por um rali. Os bancos traseiros foram retirados, há uma gaiola de proteção homologada pela FIA para os pilotos, e, na traseira, em homenagem ao modelo original, está inscrito 'Panda 4x4'.

Siga-nos também na nossa página de Facebook e acompanhe os mais recentes artigos sobre o mundo automóvel.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório