Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

"A eletrificação está a aumentar os custos de produção em 50%"

CEO da Stellantis, o português Carlos Tavares, deixou um alerta.

"A eletrificação está a aumentar os custos de produção em 50%"
Notícias ao Minuto

19:45 - 02/12/21 por Ruben Valente

Auto STELLANTIS

A indústria automóvel caminha a passos largos para a eletrificação. A morte do diesel está anunciada e a luta pela neutralidade carbónica está em marcha. No entanto, a que custo? 

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, afirmou que o preço dos automóveis vai subir porque os preços de produção estão também eles a subir. Contudo, este não é o único alerta do português que gere o grande grupo automóvel, detentor de marcas como a Peugeot, Citröen, Opel ou Maserati.

"O que está a ser imposto à indústria automóvel, a eletrificação, está a aumentar os custos de produção em 50% em relação a um carro convencional. Não podemos trazer esses 50% a mais dos custos para o consumidor final. A classe média, em grande parte, não poderá arcar com essa despesa", começou por dizer Carlos Tavares, durante o evento Reuters Next.

O CEO da Stellantis indicou que o caminho obrigatório será aumentar o preço de mercado e prepararem-se para vender menos carros ou conformar-se com margens menores. De todo o modo, as consequências poderão afetar também o número de empregos oferecidos pelas construtoras.

"As pressões externas estão a conduzir a indústria automóvel ao seu limite. Para não reduzir o quadro de funcionários nos próximos cinco anos, a produção terá que aumentar 10% por ano. Um ritmo pouco natural para o setor, que costuma fazer aumentos de 2% ou 3%. Este período de tempo vai dizer-nos que será bem sucedido ou não", acrescentou.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório