Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"O carro de corrida mais eficiente do mundo". Fórmula E apresenta o Gen3

Nova geração de monolugares elétricos chega à Fórmula E em 2023.

"O carro de corrida mais eficiente do mundo". Fórmula E apresenta o Gen3
Notícias ao Minuto

11:33 - 02/12/21 por Notícias ao Minuto

Auto Fórmula E

A Fórmula E anunciou que a terceira geração (Gen3) de carros elétricos da competição irá trazer "o carro de corrida mais eficiente do mundo". Os testes começam já na primavera de 2022, sendo que o Gen3 começará a ser utilizado em competição na temporada 9 da Fórmula E, ou seja, em 2023. Para já, e sobre o seu visual e design, apenas podemos ver uma silhueta escondida.

Estes monolugares de nova geração irão regenerar 40% de energia através de travagens durante a corrida. Será um carro com propulsores à frente e atrás, onde na traseira estarão 350 kW de potência e à frente 250 kW.

Este será também o primeiro fórmula que não terá travões hidráulicos traseiros devido à adição do grupo motopropulsor dianteiro e à sua capacidade regenerativa.

O motor elétrico entregará até 350 kW (470cv) de potência e será capaz de atingir velocidades máximas de 320 km/h. Por fim, este Gen3 será também mais leve e mais ágil que o monolugar atualmente em utilização, o Gen2.

Sempre a pensar na sustentabilidade, estes monolugares terão uma pegada de carbono zero, e todas as peças danificadas de fibra de carbono serão recicladas por um processo inovador da indústria aeronáutica e aeroespacial. Os pneus, por sua vez, usarão 26% de materiais recicláveis.

"Ao projetar o carro Gen3, pretendemos demonstrar que o alto desempenho, a eficiência e sustentabilidade podem coexistir sem problemas. Juntamente com a FIA, construímos o carro de corrida de alto desempenho mais eficiente e sustentável do mundo. O Gen3 é o nosso carro de corrida mais rápido, leve, poderoso e eficiente. Foi projetado para o seu habitat: competir nas ruas de cidades com duelos roda a roda. Estamos ansiosos para ver isto a partir da temporada 9 do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA", disse Jamie Reigle, CEO da Fórmula E, em comunicado.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório