Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Mazda lança o CX-50, um exclusivo que não chegará a Portugal

Novo crossover compacto começará a sair das linhas de produção a partir de janeiro de 2022.

Notícias ao Minuto

09:03 - 21/11/21 por Notícias ao Minuto

Auto Mazda

A Mazda revelou o Mazda CX-50, o novo SUV concebido exclusivamente para o mercado norte-americano e aquele que será o primeiro modelo Mazda construído na nova fábrica Mazda Toyota Manufacturing (MTM) em Huntsville, no estado norte-americano do Alabama.

A produção do Mazda CX-50 tem arranque marcado para o mês de janeiro de 2022. A MTM é uma joint-venture na proporção 50:50 entre os dois fabricantes de automóveis e tem uma capacidade anual de 300.000 veículos (150.000 para cada um), tendo sido concebida como parte de uma colaboração mais ampla entre a Mazda e a Toyota, na qual se inclui o desenvolvimento partilhado de tecnologias para veículos elétricos, automóveis conectados e sistemas de segurança avançados.

Partilhando a plataforma com o Mazda3 e o Mazda CX-30, o CX-50 será inicialmente propulsionado por um de dois motores a gasolina Skyactiv-G de 2,5 litros, a que se seguirá a fase de eletrificação.

Uma novidade neste modelo é que vem equipado com um tejadilho panorâmico, uma estreia da Mazda.

Acrescente-se que o CX-50 antecipa o lançamento na Europa de dois outros SUV, de maiores dimensões, processo que decorrerá ao longo dos próximos dois anos. Os futuros Mazda CX-60 (com duas filas de bancos) e Mazda CX-80 (com três filas) irão marcar a introdução dos propulsores híbridos, a gasolina e elétricos, no mercado europeu. Combinando potência elevada e baixas emissões, surgirá, igualmente, um motor seis cilindros em linha Skyactiv-X de nova geração, de ignição por compressão, bem como um bloco diesel Skyactiv-D, com tecnologia mild hybrid de 48V.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório