Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Toyota aposta no hidrogénio. "Inimigos não são os motores de combustão"

Presidente-executivo da Toyota diz que veículos a hidrogénio podem ajudar a "preservar milhões de empregos no setor automóvel".

Toyota aposta no hidrogénio. "Inimigos não são os motores de combustão"
Notícias ao Minuto

13:01 - 16/11/21 por Notícias ao Minuto

Auto Toyota

Enquanto as marcas automóveis parecem caminhar na sua grande maioria para a eletrificação, a Toyota, apesar de também ter apostas nesse sentido, prefere o caminho do hidrogénio.

Akido Toyoda, presidente-executivo da Toyota Motor, foi claro nas suas afirmações e frisou que não se deve apostar apenas numa tecnologia, neste caso, nos veículos exclusivamente elétricos.

“O inimigo é o carbono, não os motores de combustão interna. Não nos devemos focar em apenas uma tecnologia, mas sim recorrer às tecnologias que já possuímos. Neutralidade carbónica não significa ter uma única escolha, mas manter as opções em aberto", afirmou Toyoda, em declarações reproduzidas pela Reuters.

Nos últimos dias, o presidente-executivo da marca nipónica conduziu o Toyota Corolla Sport com um motor GR Yaris convertido, alimentado com hidrogénio, e disse que este veículo poderia ajudar a "preservar milhões de empregos no setor". Torná-lo comercializável é um dos objetivos, segundo referiu ainda Akido Toyoda.

Recorde-se que a Toyota tem já um veículo movido a hidrogénio à venda. O Mirai chegou a Portugal em setembro, com preços a partir de 67.856 euros.

Ainda assim, isto não quer dizer que a Toyota vá descurar o caminho da eletrificação, até porque bem recentemente apresentou o seu primeiro 100% elétrico, o bZ4X. Até 2025, a Toyota planeia ter 15 modelos elétricos disponíveis e vai investir cerca  de 11,7 mil milhões de euros até 2030 para aumentar a produção de baterias.

Leia Também: bZ4X é o novo elétrico que marca o início de uma era na Toyota

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório