Diversas situações motivaram a ausência de Mariano Pires na terceira ronda do Campeonato de Portugal de Velocidade, estando o jovem de Ponte de Lima à procura de soluções para o seu final de temporada.
O piloto limiano vinha a disputar aquela que deveria ser a mais importante competição de pista do nosso país, cuja última prova foi no final de Junho, mas algumas situações congeminaram para que o vicecampeão das GT4 South European Series de 2019 não pudesse tomar parte na ronda na terceira ronda da temporada, que se realiza no próximo fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve.
Antes de mais, a forma como o BoP tem vindo a ser colocado em prática nunca agradaram a Mariano Pires, uma vez que a organização nunca foi capaz de equilibrar o andamento entre os diversos carros em pista, o que, na prática, o impediu de poder estar em condições de poder lutar por vitórias.
A este facto juntou-se a súbita alteração de data do evento que se realiza nos próximos dias, que deveria ter tido lugar também no Autódromo Internacional do Algarve no fim-de-semana passado, levando a decisão final de não participar na restante competição.
“Quando entro num campeonato tenho como objetivo lutar pelos primeiros lugares, mas desde o início da temporada que sentia que não tinha essa possibilidade, dado que o BoP (Balance of Performance) adotado pela organização não estava a desempenhar o seu papel de forma cabal. Por muito forte que fosse na pilotagem, era impossível acompanhar alguns carros que estavam também bem pilotados, mas que tinha uma vantagem técnica assinalável. Não tinha armas iguais, muito embora a organização tenha assumido a intenção de garantir que este ano os carros da cada uma das classes teriam andamento equilibrados. Para além disso, e sendo esta a situação principal para esta decisão, a mudança em cima da hora da data desta prova acabou por ser a gota que fez transbordar o copo, uma vez que para este fim-de-semana tenho já compromissos profissionais que não posso adiar”, afirmou Mariano Pires.
“Com a minha ausência nesta prova não faz grande sentido voltar para realizar o último evento do ano, que se realiza em dezembro. Estou, por isso, a avaliar algumas boas opções ainda para 2021, mas com o objetivo de lançar as bases para um projeto aliciante para a próxima temporada. Estou entusiasmado e espero poder dar boas notícias brevemente”, concluiu o jovem piloto.