Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Sensify: O novo sistema inteligente de travagem desenvolvido pela Brembo

Espera-se que chegue ao marcado em 2024.

Sensify: O novo sistema inteligente de travagem desenvolvido pela Brembo
Notícias ao Minuto

08:18 - 30/10/21 por Notícias ao Minuto

Auto Brembo

A Brembo apresentou um novo sistema de travagem, que chegará ao mercado, ao que tudo indica, em 2024, designado de Sensify.

Esta nova tecnologia permite um sistema de travagem adaptativo e ajustável, que utiliza, inclusive, inteligência artificial.

Pensado para todos os veículos, este sistema Sensify está a ser desenvolvido de forma a que possa encaixar em todo o tipo de automóveis, desde citadinos a hipercarros.

Cada roda terá uma unidade de controlo e um atuador hidráulico, que torna cada roda independente das restantes. Todos os dados irão estar agrupados num software avançado e num processador de alto desempenho.

Segundo a Brembro, o pedal de travão poderá ser apenas decorativo, uma vez que pode nem ser necessário o condutor acioná-lo. O pedal vai simular os movimentos do condutor, já que é a unidade de controlo que ajustará as forças nos discos de travão, calculando o atrito da superfície da estrada, a massa do veículo, a distribuição de peso, a velocidade do automóvel e o ângulo de direção.

No fundo, o travão pode atuar sozinho ou com controle humano. Através de uma 'app', o proprietário do automóvel com este sistema poderá ajustar a força de travagem e a sensibilidade do pedal. Testado no Tesla Model 3 e S, o sistema da Brembo só poderá ser colocado em carros com uma tecnologia superior e que surgirão em projetos futuros.

Fique com o vídeo explicativo.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório