Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Luzes vermelhas atrás nos automóveis? Há uma explicação para isto

E tudo começou... com os comboios.

Luzes vermelhas atrás nos automóveis? Há uma explicação para isto
Notícias ao Minuto

08:31 - 21/10/21 por Notícias ao Minuto

Auto Faróis

Entre muitas características que os automóveis têm de diferente entre si, as luzes traseiras, sejam elas de halogéneo ou LED, são sempre na cor vermelha. Já pensou no porquê disto acontecer?

No século XIX, a grande referência no setor dos transportes motorizados eram os comboios. Talvez por isso tenham sido um exemplo na hora de adotar algumas características. Com vários a circular nas linhas férreas era necessário organização entre eles e também comunicação. O esquema de semáforos nasceu primeiro com os comboios, e então depois o mesmo foi implantado nas estradas, para os automóveis. Se serviu para os comboios, por que não serviria para os automóveis?

Foi seguindo esta lógica que se implementaram as luzes traseiras nos automóveis. Porque os comboios também as tinham no fundo da sua carruagem para mostrar onde terminavam.

A obrigação de utilizar duas luzes traseiras nasceu em 1930. Quanto à forma ou ao formato... isso tudo dependia da inspiração do designer, não havendo, desde então, um formato obrigatório.

Para a cor vermelha não existe uma razão científica. Há, no entanto, uma visão lógica para a cor escolhida que é a deste tom estar associado à ideia de parar e de perigo. Algo que acontece, por exemplo nos semáforos. Além disso, biologicamente, a luz vermelha é a que menos interfere na visão.

Siga-nos também no nosso Facebook para estar a par destes e de outros artigos.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório