Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

F1: Testes da Pirelli com pneus de 18' duraram mais de 10 mil horas

Pneus passarão das 13 para as 18 polegadas já no próximo ano.

F1: Testes da Pirelli com pneus de 18' duraram mais de 10 mil horas
Notícias ao Minuto

18:01 - 20/10/21 por Ruben Valente

Auto Fórmula 1

Os testes da Pirelli para os novos pneus de 18 polegadas, que substituem o atual tamanho de 13 polegadas no próximo ano no Mundial de Fórmula 1, terminou esta terça-feira no circuito de Paul Ricard, em França. Daniil Kvyat e a Alpine realizaram os últimos testes em piso molhado.

A mudança para as 18 polegadas obrigou os engenheiros da Pirelli a repensar todos os elementos do pneu: do perfil, passando também pela estrutura e também pelos compostos. Foram 36 dias de teste, incluindo os dias realizados no final de 2019 e início de 2020, num total de mais de 10 mil horas em pista e cinco mil em simulação. Foram testadas 30 especificações diferentes pelos pilotos de Fórmula 1, que realizaram mais de 20 mil quilómetros nos mais variados circuitos, o que equivale a meia circunferência do planeta Terra. 

Em comunicado, a Pirelli realça ainda que foram utilizados 392 conjuntos, o que se traduz em 1568 pneus durante todos os dias de testes. Em todos eles, o papel dos 19 pilotos que testaram os novos pneus foi fundamental. Cada um deles deu o próprio 'feedback' que a Pirelli descreveu como "valioso" e que serviu para "passo a passo" evoluir toda a composição dos pneus que será utilizado já na temporada de 2022 da Fórmula 1.

Fique com uma imagem elucidativa em relação às diferenças entre os pneus atuais e os que vão entrar em vigor no próximo ano.

Notícias ao Minuto

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório