Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

À atenção de AFC: Fórmula E com novidades e revolução na qualificação

Monolugares elétricos terão mais potência durante as corridas, e ainda mais durante os 'attack mode'.

À atenção de AFC: Fórmula E com novidades e revolução na qualificação
Notícias ao Minuto

11:46 - 19/10/21 por Ruben Valente

Auto Fórmula E

O futuro de António Félix da Costa ainda não foi revelado, mas segundo o próprio já foi assinado um contrato com uma equipa de Fórmula E para os próximos cinco anos. O português não quis confirmar a continuidade na DS Techeetah, mas garantiu que irá continuar no Mundial de monolugares elétricos onde, certamente, vai querer repetir o título de 2020.

É por isso que Félix da Costa será um dos mais interessados em ter em atenção as várias mudanças para a temporada 8 do Mundial de Fórmula E, que começa em Diriyah, a 28 de janeiro do próximo ano.

Quatro mudanças de relevo

É neste oitavo campeonato desde que foi iniciada a Fórmula E que mais corridas se irão realizar. No total serão 16 provas disputadas, um número nunca atingido nesta disciplina elétrica. Arábia Saudita, Itália, Mónaco, Indonésia, Canadá, EUA ou Coreia do Sul são alguns dos países por onde o Mundial de Fórmula E irá passar.

Depois, uma novidade que irá agradar aos fãs de velocidade. A potência das baterias será aumentada para as corridas, sendo que os pilotos poderão agora ter à sua disposição 220 kW em cada prova. Quando cada um passar pela zona de ativação do 'attack mode', o seu monolugar poderá ter agora um máximo de 250 kW de potência.

O tempo de corrida será também aumentado, ao contrário do que acontecia até aqui. Em caso de entrada de safety car, por exemplo, será adicionado tempo extra para colmatar a pausa na remoção de objetos em pista ou de algum monolugar acidentado. Por fim, a grande mudança na temporada 8 da Fórmula E vai ocorrer no modelo de qualificação.

Qualificação em formato 'knockout'

Esqueça o formato antigo porque este nada tem a ver com o modelo anterior. Tudo começa na divisão dos pilotos. Serão feitos dois grupos com 11 pilotos que lutarão entre si - com um máximo 220 kW de potência - e os quatro melhores de cada grupo avançarão para a fase seguinte.

Estes oito pilotos irão enfrentar-se entre si - já com 250 kW de potência à disposição - numa 'árvore' que terá quartos-de-final, meia-final e final. Quem levar a melhor na final ficará com a pole position. Fique com a ilustração em baixo para melhor entender este novo formato.

Notícias ao Minuto
A temporada 8 da Fórmula E arranca em janeiro de 2022 e termina em agosto do mesmo ano.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório