Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

'Holeshot device': O mecanismo que permite a Miguel Oliveira brilhar

Usado pela primeira vez em 2018, hoje em dia é utilizado por todas as equipas.

'Holeshot device': O mecanismo que permite a Miguel Oliveira brilhar
Notícias ao Minuto

08:12 - 19/10/21 por Ruben Valente

Auto MotoGP

Lembra-se do arranque canhão de Miguel Oliveira no Grande Prémio de Doha, esta temporada, em que o português ganhou nove lugares em 10 segundos? Pois bem, só foi possível graças ao 'holeshote device'

A tecnologia no MotoGP está em constante evolução e desde 2018 que o 'holeshot device' é utilizado por motos da categoria rainha do motociclismo. Tudo começou com a Ducati, no Grande Prémio do Japão desse mesmo ano, como explica o site oficial de Miguel Oliveira.

"Distinto do sistema do motocross, o ‘holeshot’ utilizado no MotoGP não baixa a suspensão dianteira apenas, atua igualmente sobre a traseira ao baixar a mesma de forma a aumentar a capacidade de tracção mecânica da roda traseira e, se nos primeiros momentos eram dois comandos de accionamento mecânico colocados na ‘mesa de direção’ que baixavam as motos da Ducati, mais recentemente esse comando passou a ser hidráulico – o regulamento permite – e, além do arranque passou a ser accionado igualmente durante a corrida, em especial nas acelerações", lê-se no artigo.

Depois deste avançado tecnológico levado a cabo pela Ducati, todas as outras equipas tentaram seguir o seu caminho para manter a competitividade. No entanto, a equipa italiana "aprimorou ainda mais o sistema, que mantendo o seu acionamento hidráulico tem alegadamente na sua mais recente evolução parâmetros de altura pré-definidos bastando ao piloto pressionar um botão para ‘baixar’ e outro para ‘subir’ a moto que o sistema irá acertar com essa mesma altura".

Hoje em dia, todas as equipas presentes na grelha de MotoGP possuem os seus sistemas 'holeshot', por si desenvolvidos.

Para acompanhar estas e outras notícias siga-nos também na nossa página de Facebook.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório