Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2021
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Edição

Estudo comprova que condutores não utilizam várias tecnologias

Uma novidade? Talvez não.

Estudo comprova que condutores não utilizam várias tecnologias

No mês passado, o CEO da Alfa Romeo afirmou que "vende Alfa Romeo e não um iPad com um automóvel à volta". Uma frase que muito facilmente nos transporta para o estudo levado a cabo pela J.D. Power, empresa de análise de dados norte-americana.

Foram feitos inquéritos a vários condutores e o resultado foi curioso. É que, apesar do estudo ser feito com base em condutores norte-americanos, a diferença não será assim tanta. Ora vejamos. 

A investigação Tech Experience Index chegou à conclusão que mais de um terço das tecnologias avançadas que encontramos nos automóveis são 'esquecidas' nos primeiros três meses após a sua aquisição. Indo mais a fundo nas funcionalidades, 61% dos condutores que responderam ao inquérito afirmara que nunca utilizaram os mercados digitais, e 51% referiu até que não precisa desta funcionalidade.

Além disto, outra das ofertas tecnológicas menos 'queridas' por parte dos condutores são os sistemas que têm como objetivo facilitar a comunicação entre condutor e passageiros. 52% dos condutores afirmou que nunca os utilizou e 40% está disposto a abdicar dos mesmos. Também com poucos fãs está o controlo do sistema de infoentretenimento através de gestos. Em cada 100 automóveis, 41 apresentam queixas.

Por outro lado, não se pode afirmar que a tecnologia não trouxe grandes evoluções a quem conduz. Trouxe e isso também ficou latente no estudo. As tecnologias preferidas dos condutores inquiridos são as câmaras traseiras e de 360º, tal como as funções 'one-pedal driving' nos automóveis elétricos.

Leia Também: Honda já trabalha num carro voador e faz mira a 2030

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório