Meteorologia

  • 17 OUTUBRO 2021
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 24º

Edição

Quero alterar o meu carro para GPL. Quanto custa?

Seja a gasolina ou a diesel, saiba que pode fazer a alteração para GPL. No entanto, se o automóvel utilizar gasóleo, essa alteração sairá ligeiramente mais cara.

Quero alterar o meu carro para GPL. Quanto custa?

Nos últimos dias, a subida do preço dos combustíveis tem sido tema do dia. O gasóleo e, principalmente, a gasolina atingiram valores históricos em Portugal, chegando em algumas bombas de abastecimento do país a superar os 2 euros. Neste momento, os automóveis elétricos parecem uma alternativa cada vez mais viável, não só pela sua participação num ambiente menos poluído, mas há outra proposta que os condutores poderão considerar: o GPL.

Qualquer indivíduo pode adquirir um automóvel que necessita de gás para se deslocar, mas também, caso pretenda, pode alterá-lo para GPL, se porventura obtiver um veículo de combustão interna.

Gasolina ou gasóleo, qualquer um dá para ser 'transformado'? A resposta é afirmativa, sendo que num veículo a diesel a alteração é muito mais trabalhosa e, consequentemente, mais cara. Os valores da colocação do GPL podem ir dos 1500 aos 3000 euros. O valor dependerá também do automóvel e motor em questão.

A alteração é segura, mas é altamente recomendado que o faça num local certificado para o efeito. A vantagem é que irá poupar mais no dia-a-dia - o preço do GPL Auto ronda os 0,79 euros - e terá até mais autonomia no seu automóvel, porque não perde o depósito de combustível, seja o de gasolina ou diesel. Recorde-se que um carro a GPL necessita sempre de um dos dois combustíveis, uma vez que a gasolina ou o gasóleo entrarão em ação no arranque a frio do motor.

Os únicos 'contra' desta alteração serão o facto de poder perder algum espaço na mala do veículo, sobretudo se a opção for por um depósito cilíndrico, ou ainda alguma perda de potência (no máximo uns 15%), principalmente, se o automóvel não tiver turbo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório