Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Quer comprar um automóvel elétrico? Temos boas notícias para si

É esperado que o orçamento para os incentivos dado pelo governo se mantenha nos quatro milhões de euros, tal como em 2021.

Quer comprar um automóvel elétrico? Temos boas notícias para si
Notícias ao Minuto

13:11 - 13/10/21 por Ruben Valente

Auto Elétricos

Apesar de o ISV (Imposto Sobre Veículos) e o IUC (Imposto Único de Circulação) aumentarem 0,9% como está previsto no Orçamento do Estado para 2022, nem tudo são más notícias para o mundo automóvel. Isto porque o governo decidiu manter os incentivos para a aquisição de veículos de baixas emissões no próximo ano.

O valor do apoio, suportado pelo Fundo Ambiental, não foi revelado, mas é esperado que o orçamento mantenha os valores de 2021: quatro milhões de euros. Se for o caso, clientes particulares poderão receber uma compartição no valor de 3.000 euros na compra de um automóvel elétrico. O custo de aquisição, porém, não poderá ultrapassar os 62.500 euros. Para as empresas, os incentivos funcionam de forma diferente e cada empresa poderá obter quatro incentivos de 2.000 euros para a compra de ligeiros de mercadorias.

Além dos incentivos à aquisição de automóveis elétricos, importa referir que no OE para 2022 esta medida engloba também motociclos, bicicletas — convencionais, elétricas e de carga — tal como “ciclomotores elétricos que possuam homologação europeia e estejam sujeitos a atribuição de matrícula”.

Por fim, existe ainda a obrigatoriedade, por parte do beneficiário do incentivo, de manter o veículo por um período mínimo de dois anos. A exportação está também proibida durante este período.

Leia Também: Sabe quando deve trocar os travões do carro? Esteja atento a estes sinais

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório