Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Ocon fez o que não se fazia na F1 há 24 anos. E podia ter corrido mal...

Piloto francês não efetuou qualquer paragem nas boxes ao longo das 58 voltas do Grande Prémio da Turquia.

Notícias ao Minuto

10:46 - 11/10/21 por Ruben Valente

Auto Fórmula 1

O 16.º Grande Prémio de Fórmula 1 de 2021 teve como grande vencedor Valtteri Bottas. Max Verstappen e Sergio Pérez fecharam os lugares de pódio, mas não é de nenhum destes pilotos que vamos falar. Foquemo-nos na corrida do jovem Esteban Ocon, que cortou a meta no 10.º lugar.

Ocon conseguiu apenas um ponto para a Alpine, mas foi protagonista de uma jogada arriscada. O companheiro de Fernando Alonso esteve em constante comunicação com a equipa e, juntos, decidiram não realizar nenhuma paragem nas boxes durante a prova. Uma estratégia que Charles Leclerc e Lewis Hamilton estiveram perto de adotar. Contudo, os dois pilotos acabaram por sentir dificuldades com o mesmo jogo de pneus e fizeram um pit-stop já perto do final da prova. Já Esteban Ocon nunca parou, mas a decisão podia ter corrido mal, segundo o próprio.

"Mais uma volta e acho que o pneu estaria furado. Foi uma aposta arriscada que funcionou hoje. Foi complicado no final, mais algumas curvas e eu teria perdido o ponto conquistado. É bom ter esta recompensa no final e fico muito feliz por conseguir este ponto para a equipa", disse o piloto da Alpine no final do Grande Prémio da Turquia.

Notícias ao Minuto O estado do pneu de Ocon no final do GP da Turquia© F1

Esta manobra arriscada é algo que já não se via na F1 desde... 1997. Nesse ano, no Mónaco, Mika Salo viu a bandeirada de xadrez sem fazer qualquer paragem nas boxes, terminando assim a sua corrida no quinto lugar.

Recorde-se que parar nas boxes para trocar de pneus só é obrigatório no caso de haver pista seca. Utilizando pneus intermédios ou de chuva, não é necessário realizar qualquer pit-stop durante um Grande Prémio, de acordo com as regras da FIA.

Leia Também: Bottas vence GP da Turquia e Verstappen recupera liderança do Mundial

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório