Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

BMW apresentou o Série 4 Coupé e o iX3. Veja as imagens

Ainda houve espaço para mostrar um pouco do futuro da marca com o Concept i4.

A BMW escolheu a Quinta da Pimenteira em Monsanto, Lisboa, para apresentar oficialmente em Portugal os novos carros que chegarão ao nosso país nos próximos meses. Por um lado temos o BMW Série 4, Coupé descrito como o “grande lançamento” de 2020 e o “expoente máximo do prazer de conduzir”. Por outro temos o BMW iX3, com o qual a marca alemã pretende ir mais além no mercado de elétricos.

Ambos os veículos exibem os traços mais modernos da BMW e as últimas funcionalidades e opções que serão decerto apreciadas pelos aficionados de condução.

Começando pelo BMW Série 4 Coupé, a marca alemã nota que a nova versão é mais baixa e o próprio centro de gravidade está mais baixo, com a distribuição de peso a ter sido igualmente distribuída entre os dois eixos. O eixo traseiro está também 23% mais largo, o que confere ao Série 4 Coupé uma maior aderência que, aliado à afinação desportiva da direção e da travagem, contribui para uma condução mais divertida.

No que diz respeito a tecnologia, o Série 4 Coupé inclui luzes laser para uma distância de iluminação até 550 metros, assistente de condução de nível 2, assistente de estacionamento de marcha atrás e controlo via telemóvel. Esta última capacidade permite partilhar a chave por via digital, o que torna possível controlar certos aspetos remotamente como limitar a velocidade máxima ou até o volume de som. Nota a BMW que é uma funcionalidade ideal para quem tem filhos no início de percurso enquanto condutores.

O BMW Série 4 Coupé conta com cinco motorizações distintas e está disponível nas versões base de 420i por 49.500 euros e 420d por 52.800 euros

Um novo passo no mercado dos elétricos

Sobre o BMW iX3, este novo elétrico da marca alemã apresenta uma potência de 286cv, uma velocidade máxima de 180km/km e, mais importante, uma autonomia para 460km. No que diz respeito a carregamento, os condutores poderão recarregar a bateria a 100% em 7.5 horas a 11kW AC e até 80% em apenas 24 minutos em 150kW DC. Mais ainda, 10 minutos de carregamento serão suficientes para desfrutar de 100km de autonomia.

São boas especificações para um SUV elétrico mas, felizmente, há mais a dizer sobre o iX3 e as funcionalidades que o tornarão especial aos olhos dos condutores.

Além de um centro de gravidade mais baixo do que outras versões do X3 - cortesia da bateria na base do veículo - o sistema de travagem procura adequar-se às preferências dos condutores. Em outros carros elétricos é comum assistirmos a uma travagem súbita ao tirar o pé do acelerador mas, no iX3, este sistema pode ser desativado em favor de uma travagem adaptativa. Se os sensores na área frontal do iX3 detetarem veículos à frente, o sistema de travagem será ativado mas, se por um lado tiver ‘caminho desimpedido’, continuará a circular a velocidade normal como se estivesse num veículo a combustão.

O lançamento do BMW iX3 está marcado para fevereiro de 2021 e estará disponível pelo preço base de 72.600 euros. A BMW também permitirá aos clientes adquirirem um carregador doméstico mas, caso não seja uma perspetiva interessante, a marca oferecerá um voucher com o valor do carregador para ser usado em postos públicos.

Notícias ao Minuto© Notícias ao Minuto

Um vislumbre do futuro

Como dois novos veículos não bastavam, a BMW decidiu trazer a Lisboa um pequeno ‘aperitivo’ para o futuro: o Concept i4. A marca nota que este carro elétrico ainda demorará a chegar ao mercado. A produção está marcada para iniciar em 2021 e o lançamento só previsto para 2022 mas, de acordo com a informação revelada até aqui, há bons motivos para ficarmos entusiasmados.

O BMW Concept i4 está a ser desenvolvido para oferecer elevados níveis de potência e autonomia que posam ser usados no dia a dia. Estarão disponíveis três modos diferentes de condução - os quais impactarão vários elementos do habitáculo - e o Sistema Operativo está atualmente a ser desenvolvido em colaboração a empresa portuguesa Critical Software.

No que diz respeito ao motor elétrico, este estará presente na área traseira do veículo e terá uma potência equivalente a 530cv, capaz de ir dos 0 aos 100km/h em cerca de 4 segundos e uma bateria de 600km.

O design é arrojado e muitos poderão pensar que será exclusivo da versão ‘concept’, não passando para o modelo de produção. Porém, diz a BMW que a versão final do i4 terá 85% do design deste ‘concept’, pelo que ainda poderemos ser surpreendidos.

Enquanto o BMW Concept i4 não se materializa num veículo que possamos conduzir, pode ver acima as fotografias do BMW Série 4 e do BMW iX3.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório