Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

A surreal história deste Ferrari que está a deteriorar-se há 14 anos

Ferrari Dino 208 GT4 está num depósito a céu aberto em São Paulo, no Brasil, há já 14 anos. Porquê? Não pode ser vendido.

Notícias ao Minuto

09:20 - 09/06/20 por Ruben Valente

Auto Ferrari

Para um verdadeiro amante de automóveis, estas imagens até custam ver. Há cerca de 14 anos está um Ferrari Dino 208 GT4 abandonado num depósito a céu aberto em Santo André, em São Paulo, no Brasil.

Porquê? Ele foi apreendido depois de uma suspeita de alteração de chassis e por alegada importação irregular. Numa reportagem publicada pelo jornal brasileiro UOL, pode ver-se a deterioração de que o carro tem sido alvo ao longo dos anos. O desportivo da marca de Maranello tem sido corroído pela ferrugem, já não tem retrovisores, mas resta o icónico emblema da Ferrari. Uma das poucas coisas que vai sobrevivendo neste modelo...

Mas, afinal, qual a razão para este Ferrari estar ao abandono durante tantos anos? A resposta foi dada pela própria prefeitura da cidade de São Paulo, que confirmou que o Dino 208 GT4 está bloqueado e, portanto, não pode ser vendido por impedimentos legais.

Notícias ao Minuto© Amanda Perobelli / Folhapress

E a história deste superdesportivo dos anos 70 é realmente surreal. Ora, repare. Ferry Lazar, um romeno que vivia no Brasil, comprou-o há vários anos mas em cor azul. Em 2002, o proprietário quis levá-lo a uma oficina para realizar a revisão ao Ferrari e, quando lá regressou para o levantar, a oficina tinha encerrado portas e Ferry Lazar ficou sem saber o que tinha sido feito ao seu Dino 208 GT4.

O mistério não foi desfeito e um ano depois o romeno encontrou um Ferrari que suspeitou ser o seu… mas agora estava com a cor amarela. Lazar queixou-se, naturalmente, às autoridades, mas apenas em 2006 é que a suspeita de que o registo tinha sido adulterado foi levantada.

Já em tribunal foi ordenada a apreensão do Ferrari Dino 208 GT4 para averiguar toda esta situação. Pois bem, a partir desse dia, a relíquia nunca mais saiu do parque de São Paulo, onde se encontra neste momento, sendo que o antigo proprietário, Ferry Lazar nunca mais o conseguiu reaver. Ele acabou por morrer durante o ano de 2014.

Fique com as imagens na fotogaleria!

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório