Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 23º

Desinfetar carro com álcool? Especialista responde e tira dúvidas

Marco Colosio, engenheiro metalúrgico, mestre em materiais, em declarações ao portal Autoo, explica que passageiros devem usar álcool gel, mas que este não deve ser usado nos materiais do carro.

Desinfetar carro com álcool? Especialista responde e tira dúvidas
Notícias ao Minuto

08:31 - 17/05/20 por Notícias Ao Minuto

Auto Dúvida

Durante a pandemia, como já é amplamente sabido por todos, a norma é desinfetar, desinfetar e desinfetar. Porém, quando se fala de carros, a tarefa torna-se mais complexa.

Se é perfeitamente e logicamente aceitável que o álcool gel seja usado por qualquer passageiro ou condutor no interior do seu veículo, muitos são os que podem sentir-se tentados a usar o mesmo produto, ou semelhante, no interior do veículo.

Neste sentido, o portal Autoo foi ouvir quem mais sabe sobre o uso deste tipo de produtos, por exemplo, nos tabliers, desfazendo as dúvidas de milhares de condutores.

Marco Colosio, engenheiro metalúrgico, mestre em materiais, defende que no interior do veículo este tipo de produto não deve ser aplicado.

"O uso do álcool gel para limpar o painel não é aconselhado, pela sua agressividade aos materiais, isto é, durante sua presença e até a sua evaporação, ele ataca os materiais plásticos e compósitos, removendo os solventes e cargas presentes nestes produtos e, por fim, desbotando e degradando estes materiais. Diante dos materiais utilizados atualmente nos painéis veiculares, o critério é limpar com água e sabão neutro", começa por referir, advertindo para que o álcool gel não seja deixado no interior dos veículos, uma vez que poderá iniciar um processo de fogo.

"A temperatura interna de regiões do veículo pode chegar em extremos perto de 100º C para veículos deixados no sol em lugares de clima bem quente. Nesse caso, a evaporação é acelerada. Se um frasco de álcool gel tombar sobre o painel, derramando uma quantidade considerável do produto na região próxima ao vidro dianteiro que acabe se espalhando em uma área extensa do veículo/painel que lhe permita uma rápida evaporação, o ambiente interno do veículo torna-se altamente inflamável", defendeu este especialista.

Portanto, se ainda tem dúvidas, o melhor será usar algum produto de limpeza menos 'tóxico', aconselhando-se, por exemplo, junto dos mecânicos ou especialistas que normalmente costuma consultar.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório