Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Morphoz: O novo SUV da Renault que estica e encolhe

Conheça o novo crossover modular, 100 por cento elétrico, da marca francesa.

Notícias ao Minuto

09:03 - 23/03/20 por Notícias Ao Minuto

Auto Renault

Ele reconhece-o e dá-lhe as boas-vindas. É um veículo inteligente, modular e que cria novos limites. O Renault Morphoz foi pensado à medida, adapta-se a todas as utilizações e vai espantar os seus utilizadores devido à sua condução autonóma de nível 3.

Este novo concept-car, crossover modular e 100% elétrico da marca francesa é recarregável por indução, mesmo em andamento. Sempre conectado, está dotado de funções de condução autónoma de nível 3 e de funções específicas de partilha. A modularidade do Morphoz exprime-se através da transformação física que se opera entre as suas duas versões: a versão curta ‘City’ e a versão longa ‘Travel’. O veículo consegue adaptar-se aos diferentes momentos de vida dos seus utilizadores, entre uma utilização quotidiana e os trajetos de férias, por exemplo. Para isso, a versão City integra uma capacidade de baterias que corresponde exatamente às necessidades do dia a dia, enquanto a versão Travel está preparada para receber uma capacidade adicional que lhe permite percorrer longas distâncias.

City mode

Na versão curta City, o Morphoz tem 4,40 metros de comprimento. A distância entre eixos de 2,73 metros permite-lhe receber, sem problema, os 40 kWh das baterias de que dispõe inicialmente. Nesta configuração, o Morphoz exibe uma assinatura luminosa específica realçada por segmentos de LED suplementares. O seu estilo é também mais acentuado, com um capô curto que simboliza a agilidade de um veículo citadino com motorização elétrica.

Travel mode

Na versão longa , o Renault Morphoz tem 4,80 metros de comprimento. A distância entre eixos progride nas mesmas proporções para 2,93 metros e, assim, a transformação favorece, simultaneamente, a capacidade de incorporação de baterias e o espaço interior. Esta tecnologia inédita permite integrar mais 50 kWh de baterias (totalizando uma capacidade de 90 kWh) e oferecer mais espaço para as pernas dos passageiros e para bagagem. O veículo dispõe, assim, de todos os argumentos para enfrentar longas distâncias, com uma transformação, que lhe permite otimizar o aerodinamismo, graças a um perfil e a uma dianteira mais afilados. A versão Travel beneficia de uma identidade dianteira específica.

A capacidade da bateria nominal de 40 kWh, da versão City, do Renault MORPHOZ, proporciona-lhe uma autonomia de 400 km, o que é suficiente para as utilizações do dia a dia e que que lhe permite responder a mais de 90% das necessidades dos utilizadores. Para os 10% restantes, que representam as distâncias mais longas, o MORPHOZ pode ser equipado com um pack suplementar de baterias, segundo o princípio do ‘Travel Extender’. Numa estação dedicada, o veículo transforma-se na versão Travel, ao mesmo tempo, que uma tampa situada na carenagem do fundo plano se abre por cima da tampa da estação. 50 kWh de baterias são instaladas a bordo do veículo. Em alguns segundos, o Morphoz sai da estação com uma autonomia de 700 km se for utilizada a autoestrada.

No regresso, o utilizador passa novamente por uma estação para ‘devolver’ as baterias suplementares e voltar à capacidade inicial de 40 kWh, bem como à configuração City do veículo. A estação carrega, então, as baterias para que fiquem prontas a ser utilizadas. Também pode dar-lhes um uso diferente, enquanto não são instaladas num outro veículo: alimentação de uma estação de carregamento, armazenamento de eletricidade ou iluminação de uma infraestrutura ou edifício próximo, por exemplo.

Equipado com retrovisores digitais, ‘flaps’ - como os aviões -, o Morphoz tem no interior um volante futurista, no centro do qual, um ecrã de 10,2 polegadas que exibe as principais informações de condução e de segurança, um banco do condutor basculante e bancos traseiros deslizantes.

Fique com as imagens.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório