Um grupo de investigadores da Universidade do Estado da Pensilvânia parece ter desenvolvido uma bateria de lítio com a qual é possível recarregar carros elétricos mais rapidamente. Mais precisamente, carregar energia suficiente para 320km em apenas 10 minutos.
O segredo parece estar num aquecimento rápido da bateria, o qual deve ser apenas na temperatura suficiente que não degrade a bateria. “Além de carregamento rápido, este design permite-nos limitar a exposição da bateria às temperaturas elevadas do carregamento, gerando assim um ciclo de vida muito longo. A chave está em perceber o aquecimento rápido; de outra forma a bateria estará sujeita a temperaturas elevadas por muito tempo e causar uma grande degradação”, apontou o autor sénior do estudo, Chao-Yang Wang, de acordo com o The Independent.
Esta bateria também parece durar mais tempo do que o normal. Enquanto as baterias normais de carros elétricos começam a perder autonomia depois de 60 carregamentos, esta nova bateria é capaz de durar cerca de 1.700 ciclos de carregamento.
O objetivo agora passa por diminuir ainda mais o tempo que demora a recarregar a bateria de um carro elétirco, de 10 para apenas 5 minutos. O tempo de carregamento continua a ser um dos argumentos mais frequentes dos críticos de carros elétricos, uma questão que ficará assim solucionada assim que esta bateria começar a ser comercializada.