Governo estende período crítico de incêndios até 15 de outubro

O Governo decidiu prorrogar o período crítico de incêndios até ao próximo dia 15 de outubro, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, faz saber o Executivo esta terça-feira, em comunicado.

© Global Imagens

País Floresta 25/09/18 POR Melissa Lopes

O Governo decidiu aumentar o período crítico de incêndios até ao dia 15 de outubro, tendo em conta as "circunstâncias meteorológicas" previsíveis para a primeira quinzena desse mês. 

PUB

O despacho do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural explica que se trata de um prolongamento “tendo em consideração as circunstâncias meteorológicas prováveis para a 1.ª quinzena de outubro, de temperaturas com valores acima do que é o padrão para a época, uma baixa probabilidade de ocorrência de precipitação e porque o território nacional se encontra em níveis elevados de valores de severidade meteorológica diária acumulada”, razão pela qual se prevê “uma manutenção do risco de incêndio rural em níveis elevados”.

O Governo lembra que durante o período crítico de incêndios, nos espaços florestais ou agrícolas, é proibido: fumar, fazer lume ou fogueiras; fazer queimas ou queimadas; lançar foguetes e balões de mecha acesa; fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas; fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

"Face às condições descritas, considera-se necessário continuar a adotar as medidas e ações especiais de prevenção de incêndios florestais, que decorrem durante o período crítico, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios", lê-se ainda na nota. 

De recordar que, de acordo com o Artigo 2.º da  Lei n.º 76/2017, de 17 de agosto o período crítico vigora de 1 de julho a 30 de setembro, podendo a sua duração ser alterada, em situações excecionais, por despacho do membro do governo responsável pela área das florestas, como agora sucedeu. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 8 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

desporto Eleições Há 19 Horas

Villas-Boas destrona Pinto da Costa e é o novo presidente do FC Porto

fama Charlotte Casiraghi Há 19 Horas

As fotografias da vida de Charlotte Casiraghi com o novo amor

desporto FC Porto Há 20 Horas

André Villas-Boas chama PSP para assistir à contagem dos votos

fama André Villas-Boas Há 7 Horas

Conheça Joana Villas-Boas, a mulher do novo líder do FC Porto

pais Marinha Portuguesa Há 20 Horas

Marinha recupera lancha e entrega-a a São Tomé e Príncipe. As imagens

pais Évora Há 5 Horas

Homem morre após se sentir mal durante viagem de balão no Alqueva

desporto I Liga Há 22 Horas

Da revolta à reviravolta. Benfica vence e adia título do Sporting

desporto FC Porto Há 15 Horas

Os números 'esmagadores' da vitória de Villas-Boas sobre Pinto da Costa

desporto Arábia Saudita Há 21 Horas

Al Nassr vence no regresso de Cristiano Ronaldo e não deixa escapar Jesus