Viagem Medieval de Santa Maria Feira com cortejos e contos eróticos

A Viagem Medieval que decorre de quarta-feira até dia 13 em Santa Maria da Feira inclui, entre as suas novidades, cortejos encenados com D. Afonso IV, contos eróticos humorísticos e um estúdio para fotografia matrimonial inspirada nessa época.

© iStock / Getty Images

Cultura Eventos 01/08/17 POR Lusa

Segundo explicou hoje à Lusa o diretor-geral da 21.ª edição dessa recriação histórica, em causa está, no que se refere aos desfiles, um formato de espetáculo que já existia e foi transformado "para maior dinâmica" teatral, enquanto as propostas de caráter "mais romântico" pretendem reforçar a oferta do evento, no que se refere aos hábitos passionais da época medieval.

PUB

"Como a Viagem muda de contexto histórico todos os anos, abordando um reinado diferente em cada edição, queremos que mais gente se aperceba dessa mudança temática e, por isso, decidimos reforçar essa mensagem com os cortejos encenados, que passam agora a ter mais interação com o público e a abordar um episódio realmente representativo da época recriada", explica Paulo Sérgio Pais.

De acordo com o diretor-geral, "um desses cortejos será sobre a peregrinação que a Rainha Santa Isabel fez até Santiago de Compostela, viajando disfarçada para não ser reconhecida e acabando por realizar o Milagre das Laranjeiras em Arrifana [freguesia da Feira]".

"Outro vai abordar 'A chegada do Cavaleiro Negro', que é uma referência aos surtos de peste que mataram muita gente no reino na sequência de vários anos de fome e doenças", acrescentou.

Já no que se refere à componente "mais romântica" da Viagem Medieval, essa já estava presente no espaço dos "Banhos de S. Jorge", em cujo cenário há massagens, concertos com harpa e recantos "para namorar", mas este ano será reforçada com duas outras propostas a cargo da chamada "Trupe de Bufarinheiros" - os saltimbancos que montam arraial à sombra das árvores e aí atuam para quem passa.

A primeira dessas novas propostas é o espetáculo "Os amores ocultos de D. Afonso IV", que parte da "desilusão" pelo facto de esse monarca não ter tido amantes, para além da sua esposa Beatriz de Castela, para depois explorar "os seus amores ocultos, tão sórdidos que só mesmo uma Trupe de Bufarinheiros, sem amor à vida e sem nada a perder, se atreve a desvendar uma pontinha do véu".

Quanto aos "Contos eróticos medievais", por sua vez, estão reservados para maiores de 16 anos e revelam-se ao estilo do "fabliau" francês, um género narrativo breve e em verso que conta pequenas histórias "num clima de paródia e bom humor em que domina o gosto pela trivialidade e a obscenidade", com jogos de palavras e mal-entendidos.

Na zona dos Bufarinheiros estará ainda disponível a "Árvore dos Casamentos de Amor e Alguns Acasalamentos ", em que adereços típicos dos matrimónios medievais e outros acessórios de noivado da época poderão ser apreciados pelos visitantes e aplicados nas suas fotografias.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 16 Horas

Abril, sorte mil. Vai correr tudo bem a estes signos até ao final do mês

economia segurança social Há 20 Horas

Afinal, quem tem direito ao Complemento Solidário para Idosos?

economia Mercadona Há 19 Horas

Já se sabe onde (e em que data) a Mercadona vai abrir a 1.º loja este ano

fama Rúben Vieira Há 12 Horas

Rúben Vieira envolveu-se com colega do 'Somos Portugal'

lifestyle Fígado Há 19 Horas

Esteja atento a estes sinais e evite doenças graves no fígado

lifestyle Estudo Há 19 Horas

O hábito que reduz em 23% as hipóteses de vir a ter doenças cardíacas

economia CTT Há 21 Horas

Certificados de Aforro? CTT abrem "cerca de 2.500 novas contas por mês"

fama Príncipe William Há 19 Horas

Com Kate Middleton a lutar contra cancro, William faz 'promessa'

lifestyle Alzheimer Há 20 Horas

Alzheimer. Estudo apresenta nova forma de detetar risco

mundo Israel/Irão Há 20 Horas

AO MINUTO: Ataque no Irão sem vítimas; Explosão em base militar de Bagdad