Câmara convida escolas a educar e aprender no "museu aberto" que é Lisboa

A Câmara de Lisboa tem este ano um projeto que aproxima os seus equipamentos culturais da comunidade escolar, permitindo aos professores e alunos de todos os níveis complementar os currículos escolares com aprendizagem em bibliotecas, museus, monumentos e teatros.

© iStock

Cultura Autarquia 13/09/18 POR Lusa

 

PUB

Segundo a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, no programa 'Descola' estarão disponíveis para as escolas do concelho, durante o ano letivo, 80 projetos, adaptados aos alunos desde o pré-escolar ao secundário, em 39 equipamentos culturais da cidade, envolvendo mediadores culturais, artistas e professores.

Neste primeiro ano, a autarquia espera receber cerca de 20 mil alunos.

"O que nós queremos fazer é responder ao desafio colocado pelo perfil do aluno do seculo XXI e pelas novas abordagens da educação no sentido da autonomia e flexibilidade curricular", explicou à Lusa a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.

O 'Descola', da iniciativa da Direção Municipal de Cultura e da EGEAC, adaptou os serviços educativos dos diversos equipamentos aos novos desafios do ensino, que passam por "uma visão mais humanista da educação, uma educação virada para a cidadania, que fomenta competências transversais, como sejam o espírito crítico, a capacidade estética e artística, a capacidade de trabalho em equipa, de iniciativa, tudo competências transversais que a partir das artes e da cultura podem ser muito facilmente trabalhadas", destacou a vereadora.

Procura-se passar do ensino expositivo, que tradicionalmente se tem nas salas de aulas, "para uma metodologia mais interativa e participativa, na qual os alunos são convidados a experienciar, através dos vários projetos culturais, os conteúdos que trabalham na sala de aula", desde a história, à filosofia, à literatura, à matemática e à música, entre outras matérias.

Na iniciativa participam a Rede de Bibliotecas, a Casa Fernando Pessoa, arquivos municipais, o Centro de Arqueologia, o Castelo de São Jorge, o Cinema de S. Jorge, o S. Luiz Teatro Municipal, o Padrão dos Descobrimentos e diversos museus, entre outros.

"A nossa cidade de Lisboa é um museu aberto, uma fonte inesgotável de possibilidades de construção de outras formas de olhar o currículo. No fundo, é trabalhar todos os conteúdos curriculares a partir do património existente na cidade, mas também com a contemporaneidade de artistas, como o Vasco Araújo", considerou.

A generalidade das iniciativas realiza-se fora da escola, mas há algumas em que artistas podem ir aos estabelecimentos de ensino.

O 'Escolas Criativas', por exemplo, é um projeto que decorre junto de algumas escolas, no qual um artista convidado vai trabalhar durante o ano temas específicos com os alunos.

É o caso de Vasco Araújo, que, com as Galerias Municipais, vai trabalhar com alunos da Escola Secundária Rainha Dona Leonor questões de identidade, e o de Joana Craveiro, que, com o Museu do Aljube, vai abordar as memórias no tempo de ditadura na Escola Básica e Secundária Gil Vicente.

O 'Descola' foi desenhado após um diagnóstico com alguns professores realizado durante o primeiro semestre deste ano.

Algumas das iniciativas foram totalmente criadas de raiz e outras, já existentes, foram adaptadas.

O programa colabora ainda com eventos que já existiam na cidade, como a 'Monstrinha' e o 'Play'.

Os professores vão ter dois dias abertos, um em 22 de setembro e o outro em 17 de outubro, onde lhes serão mostrados pequenos exemplos destes projetos.

A maioria das iniciativas são gratuitas, mas algumas podem custar até cerca de três euros.

O programa completo pode ser consultado em http://egeac.pt/evento/descola/.

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama José Castelo Branco Há 23 Horas

Polémica! José Castelo Branco protagoniza desacato em restaurante

auto Alemanha Há 20 Horas

Alemanha multa Continental em 100 milhões de euros por negligência

fama Herman José Há 11 Horas

Herman José brinca com os fãs. "Dia feliz: descobri que tenho um filho"

pais IPMA Há 10 Horas

Queda de neve coloca oito distritos do continente sob aviso amarelo

pais Namíbia Há 23 Horas

Além das 2 mortes, há 16 portugueses internados após acidente na Namíbia

fama Big Brother Há 21 Horas

Grandes surpresas no novo ranking de popularidade do 'Big Brother'

desporto Manchester United Há 23 Horas

Roy Keane arrasa Bruno Fernandes: "Não ganhou nada na carreira"

desporto Premier League Há 18 Horas

O (cuidadoso) pedido de Bruno Fernandes que conquistou os adeptos rivais

fama Nuno Homem de Sá Há 16 Horas

Indireta para Nuno Homem de Sá? "Lugar dessa gente é na prisão"

mundo NATO Há 22 Horas

Ataque russo à NATO terminaria numa derrota para Moscovo, diz MNE polaco