Primeira edição do Festival Exquisito começa hoje em Telheiras

A 1.ª edição do Exquisito - Festival de Criação Artística Emergente vai decorrer entre hoje e sábado, em Telheiras, Lisboa, com concertos, instalações, conversas e performances de "artistas fora da caixa".

© iStock

Cultura Criação 13/09/18 POR Lusa

"É um festival sobre a emergência artística, e a importância da cultura para unir as pessoas", definiu, em declarações à agência Lusa, Pedro Saavedra, diretor artístico do festival, quando o evento foi apresentado, em julho.

PUB

A organização do festival é da Associação Cultural Gerador, que já tem experiência deste tipo de eventos, mas o Festival Exquisito será o primeiro com bilhetes pagos, a 15 euros para os três dias, e oito euros para cada dia, com descontos para os membros da associação.

Música, teatro, artes visuais, performances e conversas fazem parte da programação com artistas emergentes, "interessados no cruzamento de disciplinas artísticas", disse o diretor artístico.

Joana Gama, Luís Fernando, Paulo Morais, Mia Tomé, Die Von Brau, Auééé, Sturqen, MMMOOONNNOOO, Tomaz Hipólito, Luísa Amorim, Clara Imbert, Nídia Roque, Rui Paixão, Sofia Mestre e Mariana Freitas são alguns dos artistas, projetos e coletivos que fazem parte da programação.

Apesar de contar com o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar, trata-se de um festival autofinanciado, porque, explicou Pedro Saavedra, "é importante correr o risco e criar algo com o contributo do público".

Nesta edição, a programação estará nas mãos de Carolina Trigueiros (artes visuais), Daniel Neves (artes musicais) e Rosana Ribeiro (artes performativas) .

Além dos espetáculos, as "Conversas Exquisitas" vão acontecer todos os dias, pelas 19:15, em vários espaços, para levantar questões como: qual o potencial da arte enquanto unificador de diferentes visões, as várias dimensões da música ou se o público ainda é o principal destinatário dos momentos performativos.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Massa muscular Há 23 Horas

Cientistas descobrem as frutas perfeitas para ganhar massa muscular

lifestyle Signos Há 22 Horas

O final do Mercúrio retrógrado traz grandes mudanças para estes signos

auto Limpeza Há 20 Horas

Para deixar as jantes a brilhar só precisa de algo que tem em casa

lifestyle Signos Há 8 Horas

Veja se está na lista dos signos mais livres do zodíaco

fama Filipa de Castro Há 19 Horas

Filipa de Castro recorda caso com Ruben Rua e fala de rumores com CR7

pais IRA - Intervenção e Resgate Animal Há 19 Horas

Animais em estado "esquelético" resgatados no Porto

pais Namíbia Há 20 Horas

Dois portugueses mortos em "acidente grave" com autocarros na Namíbia

pais 25 de Abril Há 7 Horas

AO MINUTO: Abril é "um trabalho imperfeito" e "uma revolução inacabada"

fama Betty Grafstein Há 21 Horas

José Castelo Branco mostra carinhoso vídeo da neta a dar miminhos a Betty

lifestyle Conservação de alimentos Há 22 Horas

Nutricionista partilha cinco 'truques' para conservar abacates